Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (34) – especial termos do chef de cozinha.

 Língua Portuguesa

 

Nos últimos anos, têm feito sucesso na TV, vários realities de gastronomia, que envolvem competições se pratos salgados, sobremesas, confeitaria, jantares, churrasco e muitos outros. Como toda área de conhecimento, há alguns nomes curiosos que surgem no meio desses programas e que chamam nossa atenção. Vamos saber mais sobre alguns deles?

 

 

Mais um pouco e sai espaguete ao sugo
[A mesa cheia de delícias. Imagem: Дарья Яковлева / Pixabay]


 

E MAIS PALAVRAS:

» DAR-UM-BISCOITO

 

» RISCOS

 

» MODÉSTIA-ÀS-FAVAS

 

 

Gratinar

 

Gratinar significa formar uma crosta crocante na porção superior de alimentos que vão o forno. Uma dica clássica para gratinar é fazer uma camadinha de queijo na porção superior dos alimentos.

 

Flambar

 

A flambagem é uma coisa que engenheiros detestam e cozinheiros adoram. Na Engenharia Civil, é quando um pilar enverga por ser muito esbelto para resistir à compressão, e na cozinha, é uma técnica onde há uma queima programada do alimento (visualmente, é a comida pegando fogo), pela adição de uma bebida alcóolica na frigideira, ou outra técnica.

 

Praliné

 

Praliné é uma técnica de envolver amêndoas ou amendoins com uma pequena crosta de açúcar (caramelo), podendo haver chocolate também. No caso dos amendoins, come-se com a crosta, nas amêndoas, usa-se o praliné como finalização de outras receitas.

 

Ragu

 

Ragu é um guisado com molho, podendo ser guisado de carne bovina, suína, de ave... Fica muito bom com massas.

 

Temperagem

 

A temperagem é fundamental para moldar chocolates e fazer preparações que exijam que ele fique estável, como casquinhas decoradas e ovos de Páscoa. Há diferentes técnicas, e o conceito básico é refazer os cristais de manteiga de cacau que se perdem durante o derretimento, para obter-se novamente um chocolate estável. Há  curvas de temperatura nas embalagens de chocolates para uso profissional.

 

Marinar

 

Não, isso não significa fazer coisas de Marina?! Marinar consiste em pegar uma carne ou outro alimento e deixar descansando por determinado período de tempo em uma mistura com sal e outros temperos, bem como um caldo ácido que pode ser de vinagre ou limão.

 

Selar

 

Quando pegamos um pouco de gordura em uma frigideira e lançamos um pedaço de carne ainda não assado para um susto na frigideira com essa gordura, estamos selando a carne. Os líquidos internos ficam intactos e vão assar junto: o melhor é que seja lentamente e a menor temperatura.

 

Refogar

 

Refogar é uma arte na cozinha, apesar de ser algo bem simples. O conceito de refogar é pegar uma gordura qualquer e molhar um vegetal (como couve ou repolho), ou, de forma mais elaborada, mexer e unir um pouco de gordura com alho e cebola e depois misturar outros ingredientes.

 

Picles

 

Picles são vegetais picados que são guardados em conserva, como pepino, cenoura, míni milho, couve-flor, azeitona, etc.

 

Guisadinho

 

Um guisadinho é um vegetal bem moído, picado em cubinhos, como berinjela ou abobrinha.

 

Purê

 

Purê consiste em um creme com alguma gordura e uma polpa moída. O mais clássico é o purê de batata, formado pela polpa da batata após ser cozida e moída no espremedor e misturada a uma pequena de dose de margarina ou outra gordura.

 

Suco

 

Um suco pode ser uma mistura entre polpas de frutas e água. Outra ideia que se tem de suco é de ser um caldo de algum ingrediente: as sardinhas, por exemplo, em suas latas, vêm com a inscrição “sardinhas ao próprio suco”.

 

Marzipã

 

O Marzipã é um doce clássico que envolve amêndoas, açúcar e claras de ovos. No Brasil, costuma-se conhecer alguns doces de marzipãs como doces caramelados ou caramelizados.

 

Ganache

 

As ganaches estão presentes em vários tipos de sobremesas. De vários tipos, uma clássica ganache é feita com o chocolate, onde é misturado o creme de leite. Desse conjunto de um ingrediente e o creme de leite, obtém-se um creme com melhor consistência: no caso do chocolate, de uma barra firme vira um recheio leve e cremoso.

 

Sugo e pesto

 

Sugo e pesto são molhos para massas. O molho “sugo” é um molho de tomate, enquanto o “pesto” é um molhinho verdinho.

 

FALANDO EM PAPO-DE-ANJO

 

Calma, ainda estamos falando de receitas culinárias. Na sugestão de post cujo link foi deixado na barra azul 👇🏻, separamos uma deliciosa receita de sobremesa para você treinar mais seu vocabulário culinário:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Papo-de-anjo

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários