Os Deuses do Olimpo


Receitas


Não só a mitologia brasileira fez sucesso por nossas terras, mas a grega trouxe suas estórias e enredos. A Grécia, além de berço dos deuses, fez surgirem grandes pensadores de épocas passadas, como Aristóteles, Tales de Mileto e Pitágoras, por exemplo. Vamos conhecer, logo a seguir, alguns dos deuses do Olimpo, vivos na memória e na mitologia grega:

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/03/DeusesGregos.Mitologia.Historia.html
[Imagem: Pinterest]



ZEUS: é o chefe superior de todos os deuses que habitam o monte Olimpo. Seria pai dos deuses e daqueles que são mortais, governa os céus e o clima mandando chuva branda para o bom mortal e descontando sua ira com inundações e relâmpagos.

AFRODITE: recebeu o título de deusa do amor, curiosamente casada com o deus da guerra, Ares, filho de Zeus e Hera.

HÉRCULES OU HÉRACLES: era um semideus com força extrema, filho de Zeus e Alcmena. Fruto de um caso extraconjugal, ele já demonstrou desde cedo sua força, matando serpentes que a esposa de Zeus, Hera, colocara em seu berço por conta de ciúmes. No Brasil, Hércules ficou bastante conhecido ao, nas palavras de Monteiro Lobato, cumprir os doze trabalhos com a turminha do sítio do Pica-pau Amarelo (no livro "Os doze trabalhos de Hércules").

HADES: Deus dos mortos, invisível aos humanos. Ficou habitando o mundo subterrâneo e vinha apenas buscar, sem atender a nenhuma oração ou súplica, as almas dos mortos. Fazendo uma analogia ao "coisa-ruim" que se acredita em outras culturas, ele não seria mau, mas pessoas com ótimos ganhos financeiros (como boas colheitas) teriam parte com ele.

PROMETEU: e seu irmão, Epimeteu, pertenciam ao grupo dos praticamente extintos titãs, seres gigantes. Na Terra, eles deram recursos e qualidades como asas ou rapidez, carapaças e visão aguçada, a cada um dos animais. Porém quando chegou na vez do Homem, não sobrou nada de mais interessante, mesmo que ele "devesse" ser superior.

APOLO: é considerado um dos primeiros vencedores nas olimpíadas, pois além de ser bom na música, também se valia do dom de arqueiro. Falando em dom, o seu é o da profecia, compartilhado com pessoas que ele amava.

EROS: é o filho de Afrodite, herdando o cargo de deus do amor. A figura do cupido é uma materialização de Eros, que teria olhos vendados (pois o amor é cego) e sairia dando flechadas com seu arco por aí.

HÉLIO: muito do que se chama com o nome Hélio ou derivados vem da origem dele como o deus do Sol (lembre-se de Giovanna Ewbank falando sobre a tecnologia Helioplex). Nos céus, ele andava em uma carruagem que trazia a luz para a Terra e, no cair da tarde, sumia pelas águas e deixava tudo na escuridão. Como era o que mais alto poderia ver, descobria segredos e os contava aos demais deuses.

POSEIDON: Senhor dos mares e oceanos, ficou com essa parte do mundo após brigar com Zeus. Sua arma era o tridente e, além de filhos com sua esposa, teve inúmeros "contatinhos" e filhos maus espalhados pelo oceano.


👉 E ainda mais para você: Algumas lendas e mitos brasileiros



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários