O que fez Le Corbusier?

Biografias

O famoso arquiteto e urbanista, e também pintor, ao contrário de algumas figuras que fizeram história, não ficou conhecido por seu sobrenome, mas por seu pseudônimo. Charles Edouard Jeanneret-Gris adotou ‘Le Corbusier’ em homenagem ao sobrenome de sua avó materna. Até hoje é uma forte influência na Arquitetura, mas o seu maior destaque está no Modernismo onde, como arquiteto buscou o uso do concreto armado, enquanto como urbanista destacou o modelo de cidades-jardim para as classes mais abastadas. Publicou inúmeros artigos sobre seus estudos arquitetônicos.

Charles Edouard Jeanneret-Gris
[Imagem: fastcodesign]


Charles Edouard nasceu em 06 de outubro de 1887, na Suíça. Estudou artes em sua cidade natal, após esteve na França, na Alemanha e também na Grécia. Por lá, ficou conhecedor da razão áurea e sequência de Fibonacci e das imensas ocorrências do fenômeno matemático para o mundo real, e trouxe esta experiência para o mundo da arquitetura.

Como pintor, que foi uma carreira secundária, foi um dos precursores de um dos desdobramentos do cubismo, o movimento purista, em 1920.

Como arquiteto, buscou abolir estilos de época e trazer a arquitetura a uma realidade industrial, usando elementos como peças de vidro em grandes dimensões, concreto armado, entre outros. Também são marcantes nele a busca pela funcionalidade (a casa como uma máquina de habitar)e os jogos de luzes em volumes contrastantes em ambientes diversos.

Le Corbusier esteve no Brasil a convite do urbanista Lúcio Costa, no ano de 1936, para prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema. Suas ideias influenciaram muito a equipe envolvida neste projeto, que tinha nomes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx além de, é claro, Lúcio. Ainda associado com Oscar Niemeyer, em 1949, Le Corbusier é escolhido como responsável por projetar a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iork.

Charles Edouard morreu afogado, aos 78 anos, no mar mediterrâneo. Assim como Adolf Loos, já havia projetado o seu túmulo antes de vir a falecer, sendo a sua última obra funcional a ser construída imediatamente após a sua morte, no ano de 1965.


E ainda mais para você: O que fez Adolf Loos?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários