Vocabulário

 

Nesta postagem, vamos explicar a ciência que estuda exatamente o que se tenta fazer nessa seção. Também vamos saber um pouco mais sobre a composição de termos da moda do momento, o webinário!

 

[Dar-um-biscoito não quer dizer necessariamente isso daqui! Imagem: Alexas Fotos/Pixabay]


 

E MAIS PALAVRAS:

» ESTORNAR

» JACULATÓRIA

» ECMOFOBIA

 

Dar-um-biscoito

Dar-um-biscoito é uma gíria brasileira que se usa para pessoas que pedem elogios para si próprias aos outros. Uma pessoa consegue perceber quando a outra fala nitidamente buscando elogios.

 

Júnior

Júnior é uma palavra usada para complementar nomes de filhos, unidos aos nomes dos pais. Curioso fica quando os júniores viram os pais e avós, afinal esse nome também é usado para atividades de pessoas mais jovens (como a Copa São Paulo de futebol Júnior, por exemplo).

 

Apocalipse

A origem da palavra “Apocalipse” não teria nada a ver com fim-do-mundo, mas ganhou essa interpretação por leituras bíblicas posteriores. "Apocalipse" seria "revelação", em um texto cheio de metáforas!

 

Webinário

Se esse tipo de evento já vinha crescendo, agora virou praticamente obrigatório! Trata-se de uma mistura de palavras em diferentes línguas, entre web (teia, em inglês) e seminário (em português). Há quem tenha optado pelo inglês live (ao vivo), mas o tom informal das apresentações assim chamadas fez eventos de estudo e aprimoramento profissional priorizarem a forma webinário de nomear.

 

Petiço ou petiça

Petiço ou petiça são os adjetivos dados no Sul do Brasil para cavalo ou égua pequenos e, por extensão, às pessoas de baixa estatura. Esse nome está presente nas músicas regionais, como quando Francisco Vargas menciona a “petiça” de Caetano Tio Bilia.

 

Teta-de-nega

Um famoso doce em forma de suspiro, porém mais macio e com cobertura de chocolate. Se a “prima” nega-maluca é chamada assim e possui chocolate, esse doce recebeu o apelido de teta-de-nega por sua calda de chocolate. Esse doce possui um sabor de infância enorme, e é difícil quem queira comer um só.

 

Taça

Quando falamos em taça, podemos pensar em diferentes momentos da vida, mas, em geral, eles ocorrem quando estamos comemorando alguma conquista ou momentos especiais. Usa-se taças para vinhos e espumantes, nos brindes, ou para representar alguma conquista no mundo do esporte, como a vitória em um campeonato, com uma bela taça dourada.

 

Protocolo

Nunca se falou tanto em protocolo como nos tempos de pandemia, fazendo com que, mesmo sem querer, a gente entenda um dos significados. Um protocolo é um conjunto de procedimentos a serem adotados para determinado fim, um passo-a-passo visando um resultado. Outro significado para protocolo é encontrado na área da odontologia, sendo um tipo de prótese dentária.

 

Semântica

A semântica é exatamente o que se faz nessa seção do Blog do Mestre: a apresentação e reflexão de significados de palavras, símbolos, letras e expressões. Na dinâmica da língua, é muito interessante pensar no sentido dos elementos que compõem a linguagem, para que possamo-nos comunicar melhor!

 

Crepioca

Esse alimento ficou famoso por ser uma nova apresentação de algo conhecido. Se aberta, temos uma tapioca (fécula de mandioca granulada), fechada e com recheios diversos, temos uma crepioca.

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!