Você conhece o alaúde?

 Arte 

 

Além dos instrumentos musicais comuns nos estilos musicais atuais e da música eletrônica, existem outros vários instrumentos que servem para fazer e sentir música. Um desses instrumentos é o alaúde. Você já viu um ou sabe o que é? Vamos conhecer algumas curiosidades sobre este instrumento!

 

 

Alaúdes em diversas posições
[Um modelo de alaúde. Imagem: Free3D / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Jay Huang e as esculturas de argila com polímeros

 

» Arte rupestre

 

» A música da chamada a cobrar

 

COMO É UM ALAÚDE?

 

Um alaúde é um instrumento de corda como violão, viola e violino, que possui uma caixa e cordas fixas a um braço. Apesar da semelhança, possui um formato diferente (que lembra uma pera cortada ao meio) e um braço que é em formato de “L”.

 

Esse braço o torna um instrumento que exige mais atenção no transporte, pois faz mais volume. Não é possível usar como aquele item de decoração poética da casa, pendurado na parede.

 

Outras diferenças estão nas cordas. Elas são onze, em geral cinco duplas e uma simples. Também há uma abertura com desenhos diversos nela (rendilhada) que recebe o nome de roseta.

 

A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

 

As origens do instrumento estariam no Oriente Médio, vindo da cultura árabe (Al-'ud). Depois, o alaúde teria sido levado à Europa no século XIII, para a Península Ibérica.

 

Por outro lado, como nunca há uma via de mão única na História, também há registros de instrumentos similares ao alaúde na Europa Renascentista (talvez criados por lá, talvez aperfeiçoamentos do instrumento árabe), por volta do século XV. Por ser dessa época, usa-se o nome alaúde renascentista. Mais tarde, há pinturas que retratam o alaúde no Brasil no século XIX.

 

Há ainda uma crença que parte das estórias bíblicas. O alaúde teria sido criado por um descendente de Caim, filho de Adão.

 

 O SOM DO ALAÚDE

 

Como não basta apenas mostrar o instrumento, apresentamos a você um exemplo de música tocada com ele, para você ouvir e notar a diferença em relação aos demais instrumentos:

 

 

[Alaúde em canção. Vídeo postado por usuário do YouTube.]

 

 

O TALENTO DE BEETHOVEN

 

Já que estamos falando de música e arte, que tal conhecer ou relembrar a trajetória do músico Beethoven? Na sugestão de post (linha azul 👇🏻) separamos um post onde você fica conhecendo a biografia desse gênio:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que fez Ludwig Van Beethoven

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários