O que é uma resenha?

Língua Portuguesa


É bem provável que, ou para um conto literário no ensino médio, ou para um texto técnico em nível superior, alguma vez alguém tenha pedido a você para fazer uma resenha. Ou ainda, você pode ter lido alguma em revistas de grande circulação como Veja, Istoé ou Época.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/04/Resenhas.Resumo.Critica.LinguaPortuguesa.html
[Imagem: Massangana Filmes]



A resenha é o texto que transmite a obra escrita para quem ainda não a conhece. Pode ser resenha resumo, quando apenas sintetiza o que foi tratado, ou resenha crítica, quando a opinião do autor é tecida sobre o que ele leu.

A resenha resumo serve mais para fins escolares, para quem deseja conhecer obras literárias de forma mais isenta ao prestar vestibular (o melhor é ler o livro todo, mas...). Também é exercício de síntese na hora de aprender e lembrar de aspectos importantes.

Já a resenha crítica traz muito mais conteúdo, bem como mais riscos. O primeiro é o da opinião contrária, visto que as percepções de cada um são bem particulares. Outro é o de ser levado a deixar de lado uma leitura que poderia ser incrível, em função do que outro pensou.

Apesar disso, a resenha crítica permite ver o que poderíamos não ter visto sob nosso próprio olhar. Ela pode confrontar outras ideias, autores ou obras similares, sendo a literatura contada por ela mesma.

Uma resenha começa por um título. Esse título depende do que o autor quer expressar, NÃO devendo ser igual ao do livro. Logo após deve constar o nome do resenhista.

O outro item fundamental está em um parágrafo (podendo ou não ser o inicial) onde o texto ou obra literária visto é referenciado (título, autor, editora, ano de publicação, número de páginas, etc.) ou mesmo contextualizado (por que surgiu em sua época).

O restante da resenha segue a boa e velha estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Em certos casos, um parágrafo abrange todas estas estruturas, como nas revistas.


👉 E ainda mais para você: (sic)



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários