Biografias

 

Ciro Bottini é tido como referência no Brasil quando o assunto é vender. Uma lição bem importante que Ciro passa em entrevistas que concede, é um aspecto que nem todos nós nos damos conta no mundo em que vivemos: até quem presta serviços, na verdade está vendendo algo: a dentista vende, o engenheiro vende, a médica vende, o psicólogo também. Para se darem bem, é preciso que saibam fazer seu serviço (que as faculdades ensinam) e aprendam como vender.

 

Nessa postagem, vamos saber um pouquinho mais da vida e trajetória de Ciro, como ele se destacou e como passa seu conhecimento adiante! Confira a seguir.

 

 

E o que vamos ler agora, Bottini?
[Eis o Ciro Bottini. Imagem: Jornal do Recreio / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A trajetória de Alfredo Volpi

 

» O caminho de Ernesto Paglia

 

» A persistência de Aleijadinho

 

CIRO BOTTINI: DO COMEÇO ATÉ O SHOPTIME

 

Os primórdios de Ciro estão na comunicação, com sua formação em jornalismo. Ele começou a trabalhar no rádio no ano de 1989. No seu currículo, também houve um começo nas vendas como vendedor de veículos e a responsabilidade por uma feira livre de automóveis.

 

No ano de 1995, Bottini começou a empreitada que o tornaria mais conhecido: um canal de vendas na TV por assinatura, o Shoptime. De acordo com um portal especializado sobre o tema de vendas, o Shoptime foi o primeiro canal do gênero, que atualmente está em outros canais ou em horários específicos da programação de algumas redes.

 

Bottini já lançou alguns livros na área de (adivinhe?!) vendas: Guia Bottini: Vendas (2005), Venda, Venda, Venda (2009) e O jeito Bottini de vender (2016). Também passou a explicar conceitos de vendas de outras formas, como palestras.

 

 

PALESTRAS EM VENDAS E COMERCIAIS DE OUTRAS MARCAS

 

Com um caso de sucesso, Ciro começou a atuar como palestrante. Atualmente, ele trabalha com quatro formatos de palestra: “Vender! Vender! Vender!”, “Comunicação voltada para o varejo”, “Como vender em momentos de grandes desafios” e O papel do vendedor no século XXI. Nessas palestras, ele apresenta técnicas e alia seu famoso estilo bem-humorado, como as perguntas em terceira pessoa destinadas a ele mesmo (“Mas como eu faço isso, Bottini?”). A empresa que desejar contratar uma das palestras pode fazer diretamente por um site específico.

 

A atuação comercial de Bottini também não se restringe às marcas vendidas lá no Shoptime ou seus livros e palestras. Ele é, eventualmente, garoto-propaganda de algumas marcas. Mesmo quem não o conhecia de seu canal na TV, conhece seu estilo em algumas dessas propagandas, como a que você pode conferir a seguir, feita para a marca catarinense Brasil Atacadista:

 

 

[Comercial do Brasil Atacadista. Vídeo: Postado por usuário do Youtube.]

 

FALANDO EM GOSTAR DE FAZER PROPAGANDA...

 

Não apenas Ciro Bottini se tornou inesquecível nas propagandas: outra figura icônica em vender produtos, e o melhor ainda, que “dão aquela disposição”, é Aracy Wolf. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você consegue conhecer um pouco mais da vida dessa senhora que alegra os nossos merchans da TV (gostando ou não, da voz dela você vai lembrar):

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que fez Aracy Wolf?

 

 

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