Alfredo Volpi: um pedaço da Itália no Brasil.

Arte


Alfredo Volpi foi um grande pintor que nasceu em solo italiano, mas fez toda a sua vida no Brasil. Este italiano de nascimento e brasileiro de coração e vivência passou sua vida e desenvolveu sua obra artística no estado de São Paulo, ganhando importantes prêmios, inclusive dividindo um deles com Di Cavalcanti.

Atualmente, as obras de Alfredo são bastante valorizadas no mercado. Algumas delas estão motivando disputas judiciais pela suspeita de inautenticidade, conforme reportagem do Fantástico, da TV Globo. O desfecho dessa nova história ainda será escrito nas páginas da justiça e, toda a bela história da vida e obra do pintor é o que vamos conhecer nessa postagem.



DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM




A VIDA DE ALFREDO VOLPI


Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, no ano de 1896. Após nascer, ficou muito pouco tempo em seu país natal e, já com um ano de idade, mudou-se com os pais para o Brasil, de onde nunca mais saiu (como morador). Quando jovem, trabalhou como marceneiro, entalhador e encadernador.

Volpi começou a fazer atividades de pintura em madeiras e telas já no ano de 1911. Mais tarde, já em 1936, atuou como um dos criadores do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo.

Quatro anos mais tarde, em 1940, Alfredo foi premiado em um concurso promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A premiação veio após trabalhos que se inspiraram em monumentos das cidades de Embu e São Miguel.

Paulo Cláudio Rossi Osir, pintor, desenhista e arquiteto, criou uma azulejaria neste mesmo ano, a Osiarte. Volpi foi um dos artistas que fizeram trabalhos para a empresa de Osir.

Em 1942, Alfredo casou-se com Benedita da Conceição. Já em 1944, o destaque foi a primeira exposição individual de arte, na galeria Itá, de São Paulo. Também houve uma exposição coletiva em Ouro Preto, naquele mesmo ano.

Seis anos depois, Paulo Osir, Alfredo Volpi e Mario Zanini viajaram para a Europa. Volpi, nessa viagem, impressionou-se com obras anteriores ao Renascentismo/Renascimento. Após essa época dos anos 1950, as obras caminharam para linhas mais abstratas.

Vários foram os prêmios que Alfredo ganhou. Um deles foi o de melhor pintor nacional da Bienal Internacional de São Paulo, em 1953, prêmio dividido com Di Cavalcanti. Após, foram ganhos outros prêmios, como os de 1958 (Guggenheim), 1962 e 1966 (crítica de arte do RJ).

Nos anos de 1960 e 1970, a obra do artista foi das famosas bandeirolas juninas. Volpi fez exposições, mais tarde, em cidades como Tóquio, Paris, Buenos Aires, Roma e Nova York. Veio a falecer no ano de 1993.

ALGUMAS OBRAS ARTÍSTICAS DE ALFREDO VOLPI


Vamos conhecer mais algumas obras de Alfredo Volpi, além daquela no começo da postagem? Confira a seguir:

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/09/AlfredoVolpi.Arte.Biografias.html
[Obra: “Bandeirinhas”. Imagem: Romulo Fialdini/Itaú Cultural - reprodução]

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/09/AlfredoVolpi.Arte.Biografias.html
[Obra: “Feira do Cambuci”. Imagem: Horst Merkel/Itaú Cultural - reprodução]

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/09/AlfredoVolpi.Arte.Biografias.html
[Obra: “Mastros”. Imagem: Itaú Cultural - reprodução]

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/09/AlfredoVolpi.Arte.Biografias.html
[Obra: “Grande Fachada Festiva”. Imagem: Secretaria de Educação do Paraná - reprodução]

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/09/AlfredoVolpi.Arte.Biografias.html
[Obra: “As Comadres”. Imagem: Google Arts and Culture - reprodução]


.

CONHECENDO OUTROS ARTISTAS COM VIDA E OBRA NO BRASIL


Além de Alfredo Volpi, o Brasil foi e é celeiro rico de artistas. Hoje, vários anos como país independente, conhecemos uma ou mais identidades nacionais, e isso se reflete na arte, mas nem sempre foi assim. Existiu um movimento de antropofagia artística, onde a arte nacional deveria surgir depois de se “alimentar” com a arte europeia. A obra de Tarsila do Amaral, que você pode conhecer mais clicando no link para a postagem sugerida (abaixo), fez parte desse movimento.  


E AINDA MAIS PARA VOCÊ:



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários