Pole dance: exercitando o corpo, a mente, a dança e até a sensualidade

 Esporte

 

O pole dance é um tipo de dança, com movimentos e variantes diversas, onde quem vai dançar pratica o equilíbrio, força e alongamento em movimentos em torno de uma barra vertical. Existe toda uma aura de sensualidade em função da forma de popularização do gênero de dança no ocidente, que foi pelas boates de strip, mas pole não é só isso, e nem começou assim.

 

Segundo o "Eu, Atleta", a origem do pole foi uma vertente do Yoga, na Índia. No século XI, ela era praticada por vários homens indianos. Há a prática por homens, ainda hoje, apesar de que haja certa predominância da dança pelas mulheres, falando do Brasil.

 


Praticando o pole dance
[Praticando sexy pole. Imagem: Диана Шатохина / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por que as mulheres ficam de TPM?

 

» Um mal rotineiro: a enxaqueca

 

» Dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos

 

AS VARIANTES DE POLE DANCE

 

Há algumas variantes do pole dance quanto aos movimentos e sensações transmitidas. Algumas delas são:

 

× Street pole: praticado em espaços públicos, na rua mesmo.

× Pole fitness: a principal ideia da modalidade é fazer movimentos isométricos e isotônicos para fortalecer a musculatura.

× Sexy pole: os movimentos são mais sensuais e envolvem a movimentação na barra, solo, rebolado e gestos com as mãos.

× Pole Sport: traz movimentos de pole dance aliados a acrobacias circences.

 

Nas academias de dança do Brasil, incluindo aquelas especializadas em pole, há várias modalidades para escolher.

 

CAMPEONATOS DE POLE DANCE

 

Nem sempre fazemos essa associação, mas o pole é uma dança e é um esporte. O primeiro campeonato nacional da categoria ocorreu em 2008 e a Federação Brasileira de Pole Dance em 2009.

 

OS BENEFÍCIOS

 

Vários são os benefícios quando você pratica atividade física, e com o pole dance não é diferente. Há um aumento da consciência corporal, incluindo o espaço lateral. Os músculos são tonificados, por ser uma atividade de grande rendimento.

 

Não dá para começar as aulas diretamente fazendo o pole. Assim como outras modalidades, há a necessidade de aquecer alguns músculos por outros exercícios, o que torna o conjunto ainda mais completo.

 

ROUPAS QUE SÃO USADAS

 

Geralmente são roupas que não inibam o movimento, já que alguns modelos de calças ou mesmo aquelas roupas tradicionais de academia, atrapalhariam, por serem mais justas. Para praticar pole, vão top, short, meias e joelheiras e, com o avanço da prática, salto alto.

 

O QUE PODE TE FAZER GOSTAR?

 

Ver uma dança de pole, com vários movimentos e muita sensualidade, é um desafio a quem faz e um espetáculo quando alguém vê. Mesmo que você pratique sozinho(a), pode ser uma opção bem legal para quem não se sente atraído(a) por exercícios convencionais de academia, como supino ou agachamento, por exemplo.

 

Há mulheres que veem como motivação fazer o pole para dar aquela aquecida na relação. É ótimo, não apenas pelo desafio que foi mencionado, mas uma forma de demostrar afeto consigo mesma e com o(a) parceiro(a) ao proporcionar o resultado de algo tão exigente. O(a) cônjuge deve sentir orgulho (dentre outras coisas) em ver.

 

QUEM NÃO PODE FAZER?

 

Em geral, há poucas restrições à prática de pole dance. Pessoas com sobrepeso, mais gordinhas, não precisam deixar o sonho de praticar de lado, basta ajustar à capacidade física e, se possível, ir intensificando.

 

Pessoas com labirintite e doenças de coluna já são casos em que pole dance pode não ser indicado. Nesses casos, há outros exercícios bons e que podem ser feitos.

 

CONHEÇA O PADEL!

 

Uma modalidade que veio de outra, mas possui suas particularidades, é o Padel. Na sugestão de post 👇🏻, confira mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é o padel?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários