Parecido com tênis, mas com personalidade própria: conheça o Padel

 Jogos

 

Uma modalidade de jogo de quadra que possui seu espaço nos esportes praticados no Brasil é o Padel. Nesse jogo, tem-se um formato bastante dinâmico, que ainda não é modalidade olímpica, mas que já possui, inclusive, federação nacional e internacional. Vamos conhecer?

 

 

Raquete e bolinhas para o jogo que vai começar
[Tudo pronto para mais uma partida. Imagem: IGfotojonas / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A trajetória de Newton Zarani

 

» As night runs

 

» O Brasil nas copas

 

COMO É O PADEL?

 

É um jogo que é praticado em uma quadra pequena, de 20 x 10 m, menor do que a de tênis. Falando em tênis, lembra muito esse jogo, mas os saques são diferentes, a raquete também é mais leve (de fibra-de-vidro) e as paredes representam um elemento a mais para aumentar a dinâmica de jogo, visto que elas servem para manter a bola rodando e permitindo sua volta de todos os lados, exigindo mais reflexos.

 

Vários clubes no Brasil possuem quadras para a prática do padel. Não é um jogo para ar livre, justamente por conta de haver paredes de entorno e fechamento de teto. Também não é para duas pessoas, mas quatro, ou seja, sempre duplas versus duplas.  

 

COMO QUE SURGIU?

 

Lembre-se de quando você jogava vôlei ou futebol na escola, ou em sua casa: não era um problema absurdo se a bola fosse parar na casa do vizinho? Agora imagine que seu vizinho é o oceano: não daria para perdê-la de forma alguma, senão acaba o jogo...

 

Com base nisso, a Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa) explica que o esporte surgiu em torno do ano 1890, quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de tênis ao espaço dos navios, usando quadras mais restritas e fechadas por telas. Dessa necessidade, derivou-se o novo esporte, que depois passou a ser praticado em terra firme, já em 1924, nos Estados Unidos.

 

No Brasil, essa história é bastante recente e teve seus primeiros passos no Rio Grande do Sul. Nos anos 1990, o primeiro clube a ter esse esporte em sua estrutura foi na cidade de Jaguarão-RS, com novas quadras em Caxias do Sul e Porto Alegre. Ao longo dos últimos trinta anos, espalhou-se por todo o país. Contemporânea ao surgimento das primeiras quadras brasileiras está a fundação da Federação Internacional de Padel (a FIP).

 

DIFERENCIAIS DO JOGO

 

Como é um jogo feito em ambiente fechado, não é o mau tempo que vai impedir de que se possa praticar. Esse fechamento pode ser em alvenaria, ou ainda com vidros de segurança (visto que vidros comuns poderiam quebrar com o impacto das bolas). No caso do vidro, a dinâmica pode ser vista pelas demais pessoas e favorece transmissões de TV.

 

O fato de ser uma raquete menor ajuda no aprendizado e nas movimentações. Diferentemente do tênis convencional, com pouco tempo, aprende-se e começa a diversão.

 

Ainda não se trata de esporte olímpico, diferentemente de tênis de quadra e de mesa, não tendo ocorrido até Tóquio 2020 (2021). Pretende-se que seja um esporte de demonstração em Paris 2024: esses esportes são menos expressivos, mas já ganham notoriedade e, a depender, podem ser incluídos em futuras edições olímpicas.

 

E POR FALAR EM OLIMPÍADAS,

 

Todos os esportistas têm um desejo interior de participar da maior festa do esporte e se sagrarem campeões, mas como isso começa? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende um pouco mais desse processo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como os atletas se classificam para as Olimpíadas?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários