O que fez Newton Zarani?


Biografias


O ano de 2020 representou várias perdas humanas. Além do novo coronavírus, outras doenças continuaram existindo e também fizeram que vidas se perdessem. Foi nesse ano que um grande nome do esporte, Newton Zarani, deixou de estar entre nós.

Newton Zarani chegou aos noventa e três anos de idade em 2020. Zarani não resistiu a um AVC e pneumonia, deixando sua esposa e três filhos. Durante sua vida, foi marcante como atleta e como jornalista esportivo.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/NewtonZarani.Biografias.Futsal.Esporte.html
 [Newton Zarani com a camisa do time do coração. Imagem: SporTV/Reprodução]



AS CONTRIBUIÇÕES DE ZARANI


Ao final dos anos 1940, Zarani queria jogar futebol com os amigos, mas não encontrava campo disponível. Então, teve a ideia de fazer esse jogo no salão de festas do América Futebol Clube. Mais tarde, com o desenrolar dos acontecimentos, foi criada em 1954 a Federação carioca de Futsal. Essa foi a primeira federação mundial e Newton Zarani foi o primeiro federado.

Antes de atuar como jornalista, Zarani defendeu a camisa do América do Rio de Janeiro, como jogador e como treinador, além de assumir outras funções no clube, conquistando vinte títulos. Quando jornalista, trabalhou por quarenta anos no “Jornal dos Sports” e foi comentarista de rádio.


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/NewtonZarani.Biografias.Futsal.Esporte.html
[Futebol de salão sendo praticado. Imagem: apnew0/Pixabay]


O FUTSAL E O FUTEBOL DE SALÃO, SANTOS DUMONT E OS IRMÃOS WRIGHT


Newton Zarani também é considerado o criador do futebol de salão, pelo fato de possuir história e registro na primeira federação do esporte. Só que ser o primeiro, em geral, pode levar à contestação, pois uma ideia semelhante pode surgir em cabeças diferentes. Polêmicas sobre quem foi o primeiro acontecem em várias coisas, como o(s) primeiro(s) a voar de avião. Teria sido Santos Dumont ou os Irmãos Wright?

Algumas fontes apresentam Newton Zarani, e outras apresentam o uruguaio Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços. As ACMs brasileiras teriam difundido o esporte no Brasil também.

Do começo, por esses grandes nomes, até o que conhecemos hoje, exigiu adaptações. Como os salões são menores, não é possível colocar tantos jogadores. Também não dá para possuir uma bola leve, pois iria só passear de um lado a outro do campo – o que levou à troca da bola, dando o apelido do futsal de esporte-da-bola-pesada. Bem mais adiante, o futebol de salão e futsal “viraram” o mesmo esporte e passaram a possuir campeonato mundial feito pela Fifa, também por seleções nacionais.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários