Os nomes dos jogadores croatas (e alguns detalhes a mais)

Curiosidades


Vem a Copa do Mundo Fifa™, ou algum amistoso internacional, e lá vamos nós ficar curiosos com os estranhos nomes (para o português) dos jogadores da Croácia. E ouvimos falar bastante deles mesmo. Na última edição do evento que une todos em torno do Futebol, que aconteceu na Rússia, a seleção da Amigdalite, Sinusite, Bronquite e tantos outros entrou com força e teve uma baita atuação.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/09/NomesDosCroatas.Curiosidades.Literatura.html
[Imagem: GaúchaZH]




Os fonemas e caracteres no servo-croata são diferenciados, tanto que se olhássemos as camisetas dos jogadores, iríamos perceber isso. Um ótimo guia para não errar na pronúncia aparece bem no comecinho do livro “O diário de Zlata”:

“Para ler as palavras em servo-croata:

c = ts
ć = tch (suave)
č = tch (duro)
e = ê
ge = gue
gi = gui
h = kh
j = i
s = ss
š = ch
ž = j”


Por isso que o jogador Rebić era chamado de “Rebitch” – ou alguém poderia entender não uma doença, mas rebite, que é uma forma de ligar peças metálicas, assim como solda e parafusos – nas narrações esportivas. Mas nem tudo saía muito certo não, afinal é difícil reproduzir esses fonemas não usuais. O jogador de sobrenome Subašić era chamado de “Subasitch”, quando seria “Subachitch”.

Entretanto, há uma excelente forma de treinar. Falamos no diário de Zlata, não é mesmo?

O diário de Zlata Filipović – A vida de uma menina na Guerra – foi a reprodução do diário da então menina que presenciou a dissolução da Iugoslávia, lá por volta de 1991. A Bósnia e Herzegovina e outros países surgiram, representando vários povos que clamaram por independência, mas não foi um processo fácil, nem mesmo pacífico. Nesse contexto, Zlata demonstrou as experiências, as dificuldades, desabastecimento e outros desafios de um período assim. O livro possui tradução para o português, mas nomes de pessoas e lugares são mantidos na língua original pois não há tradução para isso. Daí veio o pequeno manual.



👉 E ainda mais para você: O que significa e.g.?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários