O que significam os nomes dos países sul-americanos?

Curiosidades


Cada lugar, estabelecimento, pessoa ou mesmo coisa inanimada possui seu nome, exceto um supermercado na cidade catarinense de Lages, onde “Sem nome” é seu nome, quase um paradoxo. E os nomes podem ou não ter significados, de acordo com a origem, valores, linguagem histórica, etc. Que tal conhecer esses significados para os países sul-americanos?

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/07/NomesDosPaisesAmericanos.Curiosidades.html
[Imagem: Depositphotos]



Começando pelo Brasil, nome de nosso país, a origem está na árvore utilizada na produção de corante natural para tingimento de roupas, o pau-brasil. Indo mais a fundo, é relacionado a brasa, por a madeira de pau-brasil lançar uma cor bastante avermelhada, semelhante à brasa quando ardente.

Já a hermana Argentina tem seu nome originado do espanhol argênteo, que significa “prata”. A proximidade com o Rio da Prata pode ter motivado a escolha pelo nome. A Bolívia, por sua vez, ganhou um nome vindo de uma pessoa, assim como o continente. A América virou América por conta de Américo Vespúcio, enquanto a Bolívia homenageou seu libertador Simon Bolívar. 

O Chile não é vasto apenas em seu comprimento, mas nas teorias que explicam seu nome. Ele pode ser advindo de um termo inca que indica o “fim”, por representar o final do território deste povo. Ainda há explicações que amarram a uma espécie de pássaro ou como terra-do-frio/ terra-da-neve.

Colômbia é uma homenagem ao navegador Cristóvão Colombo. O “descobridor” da América ganhou parte dela... Já o Equador lembra partes equivalentes, iguais, sendo dado o nome de linha do Equador àquela linha imaginária que separa os hemisférios Norte e Sul. Quando o Equador surgiu, a Gran Colômbia tornou-se Colômbia, pois deixou de ser tão grande ao perder parte de seu território. 

A Guiana possui faixa costeira em seu território. Isso justifica seu nome, cuja etimologia leva a “terra de muitas águas”. Já o Paraguai é que nem o Chile quanto ao seu nome, com muitas versões. Uma parece um tanto paraguaia (quê isso, há coisas caras lá também), dizendo que o nome significaria “água que vem do mar”... como poderia ser isso se o Paraguai não possui costa nem no Oceano Atlântico, nem no Pacífico. Segundo a BBC, o pesquisador paraguaio Jorge Rubiani afirma que o nome vem da palavra paragua, e era o nome de um cacique que fez um pacto com os espanhóis.

Cacique, rio e outros nomes podem explicar o que significa o nome do Peru. Não, não vale pensar naquele animal que compõe a ceia de Natal... O Suriname, por sua vez, trouxe seu nome dos índios surinen.

 Encerrando os trabalhos, vamos falar do Uruguai e da Venezuela. Do Uruguai, de nomes indígenas e em espanhol, podemos trazer mexilhões, caracóis, água e até rio-dos-pássaros-pintados. Venezuela, ou digamos Venezinha, ou pequena Veneza. Esta ideia pode ter surgido de exploradores europeus, incluindo Américo Vespúcio, após ver construções em palafitas naquela região.



👉 E ainda mais para você: Qual o significado dos dígitos do CPF?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários