Times que disputam campeonatos nacionais de outros países


Esporte


Você que acompanha futebol já deve ter-se perguntado: por que times do País de Gales disputam o Campeonato Inglês? Por que times do Canadá disputam a Major League Soccer (primeira divisão dos Estados Unidos)? Por que a Federação Israelense de Futebol é filiada à UEFA?

Esse assunto me chamou a atenção e então decidi pesquisar, pois também gostaria de saber o porquê de times de um país disputam campeonatos nacionais de outros países. Essas respostas eu achei pesquisando sites de futebol como o Trivela e o Seleção FC, que você confere a seguir:
.

[Imagem: jplenio/Pixabay]



A maior parte dos clubes que atuam em outras ligas o faz na busca de uma liga profissional, algo inexistente em seus países na época de suas fundações. Há também casos de países que costumavam ter times em outros esportes e resolveram fazer o mesmo com o futebol, um exemplo extremo de time que migrou por questão de segurança e um caso de permissividade política no sudeste asiático.

INGLATERRA


Cardiff City, Colwyn Bay, Merthyr Town, Newport County, Swansea e Wrexham

Os seis clubes galeses disputam divisões – profissionais ou semiprofissionais – do futebol inglês. Alguns chegam a ter destaque, como o Cardiff City (que venceu a FA Cup em 1927) e o Swansea (que está na Premier League). Eles jogam na Inglaterra porque, quando foram criados, não havia liga profissional em Gales. Sem espaço em seu país, foram aceitos no vizinho, ainda que seguissem disputando a Copa de Gales (também composta pelos clubes amadores do país) até 1995. Outro intruso no futebol inglês era o Gretna. O clube, sediado quase na fronteira anglo-escocesa, disputava torneios amadores na Inglaterra. Aos poucos, foi crescendo e chegou a disputar a FA Cup. Nos anos noventa, teve aceito seu pedido de jogar na liga escocesa.

FRANÇA


Mônaco

Mônaco é o segundo menor país do mundo, e o primeiro em densidade demográfica. São apenas trinta e seis mil pessoas se espremendo em 2 km². Com espaço tão escasso, não haveria como surgirem muitos times e estádios, ainda mais para manter um nível de futebol minimamente decente. Assim, se torna compreensível que o Mônaco disputasse o futebol como time francês.

SUÍÇA


Vaduz

Caso semelhante ao de Mônaco. A diferença é que, em Liechtenstein, ainda existem clubes amadores, que se juntam ao Vaduz para a disputa da Copa de Liechtenstein.

AUSTRÁLIA


Wellington Phoenix

Único time neozelandês na A-League, o Campeonato Australiano profissional. Pode parecer estranho (até porque a Nova Zelândia possui uma liga própria, amadora), mas é algo recorrente no esporte das duas maiores nações da Oceania. Em um dos esportes mais populares da Austrália, o Rúgbi League, a liga nacional tem um time neozelandês (New Zealand Warriors, com Auckland). No Rúgbi Union, mais popular na Nova Zelândia, o principal campeonato de clubes do hemisfério sul junta cinco times neozelandeses, cinco australianos e cinco sul-africanos. Essas equipes disputam exclusivamente o Super Rugby, ficando de fora de seus campeonatos nacionais.

Outro fato curioso sobre a Austrália é que desde 1º de janeiro de 2006, a Federação Australiana faz parte da AFC (Confederação Asiática de Futebol). Era uma antiga reivindicação dos australianos e que acabou por ser aceita pela FIFA.  A Austrália joga na Ásia devido a sua maior evolução no futebol em relação aos outros países oceânicos. Portanto, os resultados mais expressivos da Austrália só são considerados a partir de 2006.

ESTADOS UNIDOS


Toronto, Impact de Montréal, Vancouver Whitecaps, Edmonton, Puerto Rico Islanders, Antigua Barracuda

As ligas profissionais dos Estados Unidos sempre se organizaram de forma independente de federações de seus esportes. São negócios, que abrem franquias onde pode haver um mercado pouco explorado. A NBA (basquete) tem um time canadense, a MLB (beisebol) tem outro e a NHL (hóquei no gelo) tem sete. Isso sem contar os clubes que fecharam as portas ou se mudaram para território norte-americano. Nesse universo, soou natural que a as ligas de futebol incluíssem clubes de outros países, ainda mais se esses não tiverem suas próprias competições profissionais. A MLS tem três equipes canadenses (Impact, Toronto e Whitecaps), a NASL tem uma canadense (Edmonton) e uma porto-riquenha (Islanders) e a USL Pro tem uma de Antigua e Barbuda (Barracuda). As quatro equipes canadenses ainda disputam o Campeonato Canadense, que nada mais é que um quadrangular que define o representante do Canadá na Concachampions.

IRLANDA


Derry City

O clube de Londonderry disputava o campeonato de seu país, a Irlanda do Norte, até a década de 1970. No entanto, ele é ligado à comunidade católica (tanto que mantém o nome católico da cidade) e se viu em situação desconfortável quando a disputa religiosa voltou a crescer no país. Assim, pediu para disputar a liga irlandesa por questão de segurança.

SINGAPURA


DPMM

O Duli Pengiran Muda Mahkota era uma das forças de Brunei. Em 2005, decidiu competir no futebol malaio para crescer mais. Como o time pertence a Al-Muttadeh Billah, príncipe de Brunei, a federação de seu país não criou empecilhos. O pedido foi aceito pela liga malaia e, em três temporadas, o DPMM conquistou um título da segunda divisão e teve duas participações decentes na Super League. Em 2009, o príncipe resolveu trocar a equipe de campeonato, aproveitando a evolução da S-League. A liga cingapuriana já se diz internacional, tendo equipes de Japão e Malásia (na verdade, são equipes estrangeiras que fazem acordo e mandam seus jogos em clubes de Singapura). O DPMM entrou como o primeiro integrante realmente estrangeiro da S-League, ainda que tenha ficado de fora até 2012 devido a uma punição da Fifa à federação de Brunei.

Federação Israelense de Futebol

Israel é membro da UEFA, como, aliás, a Turquia por razões históricas. Inicialmente Israel pertencia à zona asiática. Mas os países árabes que também pertenciam a esta zona começaram a recusar jogar contra equipes israelenses, quer fosse à seleção nacional ou os clubes. Por isso havia boicotes e jogos anulados entre Israel e os países árabes.

Para resolver o problema, os europeus aceitaram integrar Israel na federação europeia. E é por isso que Israel participa efetivamente competições europeias como Eliminatórias para Copa do Mundo e Eurocopa com sua seleção, e nas competições de clubes como a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Israel participa nas competições da UEFA, mesmo sem ser membro da União Europeia ou sem estar geograficamente no continente europeu. São por isso razões políticas que levaram a esta exceção geográfica.

Se por acaso a Catalunha se tornar independente da Espanha como fica a situação do Barcelona e do Espanyol?

A direção do Barcelona apoia abertamente a independência da Catalunha, mas é rápida ao afirmar que isso não mudaria a situação do clube em relação ao Campeonato Espanhol. A pirâmide futebolística de Espanha e Catalunha continuaria unificada, permitindo a Barcelona e Espanyol seguirem em La Liga.

Se por acaso Barcelona e Espanyol não disputarem mais o campeonato espanhol por conta da independência da Catalunha existem duas situações:

A primeira seria a criação do liga nacional da Catalunha reunindo essas duas equipes e as demais equipes da região. O problema é que a maioria das equipes da Catalunha são semiprofissionais e amadoras, fazendo Barcelona e Espanyol perderem o nível de competividade nas disputas das competições continentais por disputam uma liga de baixo nível técnico.

Para manter o nível técnico de suas equipes Barcelona e Espanyol poderiam disputar o campeonato francês, pois a federação francesa aceitaria os times da Catalunha, assim como a mesma aceita o time do Principado de Mônaco que leva o nome do país.

Não é algo novo. Vários clubes disputam campeonatos nacionais de países diferentes do seu, argumento que é usado por barcelonistas e espanyolistas que defendem a independência catalã. No entanto, em nenhum desses casos houve uma separação política entre nações que se mantiveram unidas no futebol.

Na União Soviética, na Tchecoslováquia e na Iugoslávia, as repúblicas se separaram em tudo, criando seus próprios campeonatos esportivos. Mesmo na Bósnia-Herzegovina, que ficou dividida internamente entre muçulmanos e sérvios, não houve quem se mantivesse como iugoslavo. Os clubes de etnia sérvia da Bósnia criaram seu próprio torneio, hoje equivalente à segunda divisão Bósnia.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: A surpreendente Copa do Mundo no Brasil



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários