Dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos


Saúde


Envelhecer é um processo natural do ser humano e para aproveitar a melhor idade é importante ficar atento a algumas questões. Por isso, a partir de agora você vai conferir o que fazer para melhorar a qualidade de vida dos idosos!

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/03/QualidadeDeVidaDeIdosos.Saude.html
[Imagem: MabelAmber/Pixabay]



EXERCÍCIOS FÍSICOS


Este é um dos pontos principais quando o assunto é melhoria na qualidade de vida e não somente de idosos, mas de todas as pessoas. Os exercícios físicos são extremamente benéficos para a saúde e o bem-estar de qualquer indivíduo.

Portanto, é essencial praticar alguma atividade física com regularidade, pelo menos três vezes durante a semana. Assim, com o tempo os benefícios vão surgindo, dentre eles, o fortalecimento dos músculos, maior disposição e ajuda na prevenção da depressão.

Principais exercícios para idosos


- Hidroginástica.
- Caminhada.
- Natação.
- Pilates.
- Yoga.
- Andar de bicicleta.
- Dança.
- Alongamentos.

Principais benefícios dos exercícios


- Melhoria da saúde cardiovascular.
- Diminuição da pressão arterial.
- Estímulo ao bom funcionamento do sistema imunológico.
- Melhoria da memória e raciocínio lógico.
- Ajudam o idoso a recuperar a confiança.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA


A alimentação equilibrada precisa estar lado a lado da prática de exercícios físicos, pois essa combinação é favorável para a qualidade de vida dos idosos. Sendo assim, é importante comer, por exemplo, alimentos ricos em vitamina D (ovos, leite, sardinha…), pois ajudam na agilidade; fibras (verduras, aveias…), pois ajudam no funcionamento correto do intestino e ingerir bastante água todos os dias.

E para variar, chá verde, chá preto e sucos naturais também são ótimas opções. Vale ressaltar que além das dicas acima, recomenda-se evitar, ou mesmo eliminar o consumo de álcool e de cigarro.

CONVÍVIO SOCIAL


Muitas vezes os idosos sentem que não pertencem a um senso social e com isso surge o isolamento, a depressão, demências e outros problemas. Portanto, para que essas questões sejam evitadas é importante estimular a socialização, ou seja, o convívio e a interação com outras pessoas.

E há diversas possibilidades para socializar, como: participar de atividades em centros comunitários e igrejas locais, inscrever-se em programas específicos para idosos, visitar casa de familiares e amigos, ir ao cinema e teatro, além de praticar exercícios como já foi dito no início do texto. Isso porque essas atividades físicas são vantajosas para a saúde e costumam envolver outras pessoas.

ATIVIDADES INTELECTUAIS


Outro ponto importante é estimular a prática de atividades intelectuais para que o idoso mantenha a mente ativa, como a leitura, palavras cruzadas, jogos de cartas e a terapia ocupacional (bastante utilizada em casas de repouso). Dessa forma o idoso mantém o cérebro ativo e evita/retarda o aparecimento de doenças neurológicas (grandes vilãs nessa fase da vida).
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