Tamarindo, zimbro e groselha... só ouvi falar

Alimentos


Algumas frutas e produtos alimentícios chamam a nossa atenção em novelas, programas e seriados de televisão, mas, por não fazerem parte do nosso cotidiano, são meros conhecidos como o caviar para o Zeca Pagodinho. A seguir, vamos conhecer o famoso tamarindo do Chaves, a groselha e o zimbro:


TAMARINDO


[Imagem: changephoto/Pixabay]


O tamarindo (tâmara-da-índia) vem de uma árvore grande, que pode chegar aos vinte e cinco metros e dá-se bem em locais com clima tropical. Ele possui formato de vagem, com polpa ácida e sementes aproveitáveis. A polpa pode ser consumida in natura, seca ou cristalizada ou ainda nas formas de doces, sucos e geleias, e as sementes apenas após o cozimento. Um suco dele com pimenta é utilizado pelos islâmicos durante o Ramadã.

GROSELHA


[Imagem: klimkim/Pixabay]


É um fruto em bagas coloridas, que pode ser preto, vermelho e de outras cores. O famoso licor de cassis, da França, nada mais é do que uma bebida com groselha, com esse nome por conta da tradução francesa. É possível o consumo como fruta, mas não é o uso mais frequente.

Em bolos, geleias e outros, a groselha faz sucesso por trazer um toque ácido. Como planta, serve como cerca-viva ou sebe por se desenvolver rápido e possuir espinhos.

ZIMBRO


[Imagem: DutchDekkers/Pixabay]


Se os dois anteriores ainda são lembrados pelo nome e seus frutos, o zimbro é um caso à parte. Ele é matéria-prima para o gim, um tipo de bebida.

O outro uso da baga chamada zimbro ou junípero é como tempero. Povos europeus gostam de usá-lo para realçar o sabor de carnes.

Quanto à aparência, o zimbro se assemelha em um detalhe às azeitonas. Ele é verde quando jovem, ficando escuro quando maduro.


👉 E ainda mais para você: Milk-shake de açaí do parça



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários