Adoçando a vida

Ciência e saúde

Tudo aquilo que dá gosto aos alimentos é o mais perigoso, exceto temperos verdes e secos. Sal, açúcar e gordura, principalmente se unidos, são ameaças muito deliciosas ao paladar. Falando apenas de açúcares, várias são as formas de adoçar, umas sendo bem melhores que as outras. Conheça algumas delas:

[Açúcar mascavo. Imagem: bem leve]

ASPARTAME E CICLAMATO: devem ser consumidos, no máximo, dois saquinhos de 0,8 grama em um dia. Possuem alta quantidade de composto químico, mas efeitos colaterais como o câncer até então são mito. O poder adoçante é alto, o que supera e facilita o seguimento da restrição de uso.

AÇÚCAR DE BETERRABA AÇUCAREIRA: pode ser consumido em até 5 colheres de chá por dia, no máximo, contendo mais frutose que o advindo da cana-de-açúcar. Seu uso e produção são tradicionalmente europeus.

AÇÚCAR ORGÂNICO: sua produção ocorre com cana em produção orgânica, com selagem de certificação, mas seu consumo máximo é similar ao tradicional, de 5 colheres de chá por dia.

MEL: a música que diz que 'vida é mel' estava certa: além de menos calórico em relação ao açúcar tradicional (16 quilocalorias versus 20 em uma colher de chá) é mais saudável, contendo potássio, vitaminas C e B, cálcio e reduzindo o colesterol. Seu consumo diário pode ser de até 3 colheres de sopa.

AÇÚCAR MASCAVO: seria uma espécie de açúcar integral, também tendo um limite de 5 colheres de chá por dia. Ao não ser refinado, mantém cálcio, magnésio, potássio e demais nutrientes.

ESTÉVIA: é advindo de uma planta sul-americana de mesmo nome, com poder diurético e auxílio na regulação da pressão arterial. Não se estabeleceram limites de consumo, mas o exagero pode conferir gosto amargo.

AÇÚCAR COMUM (CRISTAL OU REFINADO) Com um máximo de 5 colheres de chá por dia, passa por processo de clareamento. Processos mais antigos usavam enxofre, enquanto mais atuais usam ozônio para seu clareamento.

ALFARROBA: substitui o cacau em chocolates e, por conter frutose e sacarose, pode ser usada para adoçar, em um limite diário de 5 colheres de chá.


Você também pode gostar de: (Ciência & Saúde) O que o suco de maçã foi fazer no meu suco de abacaxi?




Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários