Por que comer frutas?

 
[Frutas são grandes fontes de nutrientes essenciais. Foto: iStockphoto] 
 
Conforme já mostramos no post “A importância das vitaminas”, não é necessária a ingestão de suplementos alimentares para suprir as necessidades diárias de vitaminas se a alimentação for balanceada. O mesmo vale para todos os outros nutrientes de que necessitamos. A ingestão de frutas é uma boa forma de alimentação, além de muito saborosa. Veja abaixo as propriedades de algumas frutas comuns em nosso país.


 Abacaxi

Contém fibras, carboidratos, ferro, vitaminas A, B e C e minerais como potássio, manganês e cálcio. Estimula o funcionamento dos rins, inibe a prisão de ventre, ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos, reduz inflamações e acelera a cicatrização de tecidos. Possui função digestiva (principalmente em proteínas), auxilia na prevenção da osteoporose e fraturas ósseas. Atua como agente antibacteriano e antiviral.


Açaí

Rico em ferro e importante fonte de fibras (portanto, melhora o funcionamento dos intestinos). Com alto teor calórico, é extremamente recomendado para quem pratica atividades físicas intensas.

Acerola

Rica em betacaroteno, vitaminas do Complexo B e vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, manganês e magnésio. Acelera o processo de cicatrizações pós-cirúrgicas , reduz a taxa de colesterol sanguíneo e auxilia na regulação da pressão arterial.

Amora

Fornece várias vitaminas do complexo B e Ferro. Em relação às demais frutas, possui alto teor de proteínas. O suco de amora atua como refrescante auxiliando no combate à febre.

Banana

Contém carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, sódio, fósforo, magnésio, cloro, enxofre, cálcio e silício. Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante, eficaz contra doenças renais e hepáticas, tuberculose, asma, anemia, pneumonia, hemorroidas, diarreias e outras doenças. Em quantidade moderada, atua contra a obesidade.

Cajá

Rico em cálcio, ferro, fósforo e outros sais minerais. Aumenta a eficiência física e imunológica, combate infecções e resfriados e atua aumentando a elasticidade da pele, prevenindo rugas.

Caju

Contém carboidratos, potássio, fósforo e vitaminas A, B e C. Seu índice de vitamina C contribui na absorção do ferro pelo organismo, prevenindo anemias, gripes e resfriados. Fortalece o sistema imune e auxilia na contração muscular. Possui elementos coagulantes sendo um anti-hemorrágico natural eficaz.

Coco

Rico em fibras e bastante energético. Possui bom teor de potássio, sódio, cloro e fósforo Possui vários aminoácidos essenciais (que não podem ser sintetizados pelo organismo, precisam ser ingeridos prontos). Auxilia no funcionamento intestinal e do coração, mantém a pressão arterial equilibrada, protegem as funções neuromusculares e mantém o equilíbrio das células.

Cupuaçu

Contém proteínas, vitaminas (A, Niacina e B1), ferro e fósforo. É diurético, refrescante, atua contra a anemia e aumenta a eficiência física.

Framboesa

Rica em fibras (pectina), ácido acetilsalicílico e carboidratos. Previne constipação intestinal (prisão de ventre), é antiviral, possui propriedades anticancerígenas. Refrescante e altamente energética.

Goiaba

Rica em vitaminas A, B1, B2, B6 (Piridoxina) e C. Possui teor razoável de cálcio e fósforo. Aumenta a resistência orgânica, auxilia na cura de resfriados, infecções e diarreias. Fortalece dentes e ossos e possui ação cicatrizante.

Graviola

Rica em vitaminas do Complexo B e sais minerais. Combate inflamações e reumatismos. É pouco calórica.

Kiwi

Rico em vitaminas C e E, potássio, magnésio, cálcio, fibras e ferro. Possui capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios e levemente laxativos. Auxilia na diminuição das taxas de colesterol no sangue e pressão arterial. Previne gripes e resfriados Contém nutrientes que atuam na divisão celular, atuando no combate às rugas. Melhora o sistema imune.

Laranja

Rica em vitamina C (Ácido Ascórbico), E, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fibras. Auxilia o organismo no combate a infecções, formação óssea e dentária, cicatrização de queimaduras e feridas, fortalece as gengivas e evita hemorragias (como as que ocorrem no Escorbuto). É estimulante circulatório, combatendo inflamação das veias e influi na eliminação do ácido úrico.

Limão

Alta concentração de vitamina C e muitos sais minerais. Evita a fragilidade óssea, má formação dentária, possui efeito cicatrizante e anti-hemorrágico. Favorece a homeostase orgânica. Auxilia no combate à icterícia, diabetes, doenças de pele, faringites, gripes e dores de cabeça. Neutraliza a acidez sanguínea e dissolve ácido úrico. É o maior defensor do organismo humano

Maçã

Possui vitaminas A, B1, B2, Niacina e C; ferro, alumínio, cloro, cálcio, silício e magnésio. Previne hipertensão e outras doenças circulatórias, é anti-inflamatório e antibiótico, anestésico, diurético, expectorante, reduz a deposição do colesterol nos vasos sanguíneos. Favorece a longevidade.

Mamão

Rico em vitaminas A, B e C, papaína, carboidratos, fósforo, cálcio e ferro. Possui enzimas digestivas, sendo levemente laxante. Evita a flatulência intestinal (acúmulo de gases no trato digestivo), alivia inflamações nos pés e é muito eficiente contra diabetes e asma.

Manga

Rica em fibras, cálcio, fósforo, carboidratos, potássio e vitaminas A, B e C. Combate bronquites, atua na função da retina, funcionamento intestinal e diurético. Ajuda pacientes debilitados, anêmicos e com tumores cancerígenos. Das frutas tropicais, é a que mais protege as mucosas por conter betacaroteno.

Maracujá

Oferece quantidades satisfatórias das vitaminas A, B2 e C, potássio, ferro, fósforo, niacina e glicídios. Conforme a sabedoria popular, é confirmada a ação calmante e sedativa, sendo usado para combater insônia, nervosismo e estresse.

Melão

Possui altos teores de vitaminas e minerais. Atua como soro biológico que trata os rins, ajuda na desintoxicação alimentar repondo as perdas do organismo, fortalece ossos e dentes (sendo eficaz contra artrite e reumatismo). Por possuir baixo teor calórico é recomendado nas dietas de emagrecimento no período de recuperação de pacientes (convalença).

Morango

Contém vitamina C, cálcio, ferro, fósforo (altos teores), potássio e sódio. Combate a anemia, possui funções anti-inflamatória, antitérmica, antioxidante, anticancerígena e circulatória. É excelente para evitar e tratar a gota e o estômago.

Pêssego

Fonte de vitamina A e ferro, fósforo, magnésio, cobre, iodo e manganês. É indicado nas enfermidades pulmonares e hepáticas, atua no combate à hipertensão arterial, dores nos rins e à prisão de ventre. É considerado um néctar para os diabéticos.

Pitanga

Contém cálcio, fibras, fósforo e vitaminas do Complexo B. Possui propriedades digestivas e atua na formação óssea. Segundo a crença popular, a pitanga á afrodisíaca.

Tangerina

Rica em vitaminas A, B1, C, sais minerais como sódio, cálcio, fósforo e enxofre. Atua contra a arteriosclerose, reumatismo, tumores (incluindo quistos e miomas), resfriados e gripes. Ajuda no controle dos níveis de colesterol, atua no desenvolvimento das articulações, sistema neurológico, músculos, ossos e dentes. Possui ação diurética, digestiva e aumenta a eficiência física.

Uva

É rica em vitaminas A, B1, B2 e C, sais minerais, proteínas e carboidratos. Atua contra doenças hepáticas como a cirrose, cálculos renais, bronquite, tuberculose e asma. Reduz os níveis de colesterol, evita a formação de coágulos sanguíneos, estimula o coração, auxilia o desenvolvimento das bactérias benéficas presentes no trato intestinal e combate as demais. Ativa as secreções orgânicas. 

Então, ainda vai deixar de lado as frutas do seu cardápio? Se você já as incluiu, parabéns, pois você optou por uma vida muito mais saudável. Se ainda não optou e não gosta de determinada fruta, busque outras, pois há uma variedade enorme de frutas além das aqui citadas, com  excelentes sabores e aromas, também nutritivas. A alimentação é uma forma gostosa de cuidar da saúde. Por isso, preste atenção na sua dieta e, se necessário, implemente mudanças. Mãos à obra!  

Veja também: (Literatura) Quadras de amor


Um comentário:

Anônimo disse...

Só tá dando preguiça de começar. mas vou fazer um esforcinho.

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