Anaglifos e óculos 3D

Variedades

Você já pensou em como funciona a chamada visão 3D para cinema, TV's e computadores? Já fizemos algumas considerações aqui no Blog do Mestre, incluindo o fato de ser polêmico o nome 3D, e ser adotada a denominação 2D e meio. Apesar das denominações, o que ocorre de fato é a percepção de profundidade, devido a técnicas muito usadas por ciências como a Fotogrametria.


[Óculos 3D são apenas uma parte importante na técnica de Anaglifo. Imagem: mercado livre]


A Fotogrametria é uma ciência que se utiliza de pares de fotos a fim de promover a visão estereoscópica, que é uma imitação da visão binocular humana. O ser humano capta imagens de 2 pontos (uma de cada olho) e gera no cérebro uma imagem fundida, com percepção de profundidade. Sabendo disso, as técnicas fotogramétricas permitem formar duas fotos, chamadas de estéreo modelo, e uma deve ser vista por cada olho, para que, da mesma forma se observe a profundidade.
Há diferentes técnicas de impressão do estéreo modelo, cuja interpretação depende da capacidade visual (acuidade) de quem vê, se a pessoa possui dois olhos com mesma capacidade visual, da percentagem de superposição das fotos, etc. No anaglifo, que é uma das técnicas de obtenção da visão estereoscópica, são tiradas estas duas fotos, de perspectivas diferentes, e são impressas sobrepostas com detalhes nas cores vermelha e azul. Usando um óculos com filtro nestas duas cores (foto), apenas uma das imagens será vista por cada olho, gerando a tão aguardada percepção de profundidade.
A maioria dos televisores vêm com um conjunto de alguns ‘óculos 3D’, quando é o anaglifo a técnica de visão estereoscópica. Mas, se a técnica é outra (como a usada nas imagens ‘borrões’) usada em alguns tipos de televisores, é necessário adquirir separadamente o óculos, que custa mais caro.


Você também pode gostar de: (Variedades) Lentes de contato: como e porquê usar.





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários