O que o suco de maçã foi fazer no meu suco de abacaxi?

Variedades

Sucos e néctares, concentrados ou em pó, apresentam uma grande quantidade de ingredientes em sua composição, contendo baixíssimos teores de extrato de fruta em suas composições, e sendo exageradamente ricos em açúcares. O vídeo, feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, demonstra a reação de crianças ao saberem da real composição das bebidas que consumiam:

[“Agite(-se) antes de beber / Shake it before drinking.” Vídeo: Amaury Simoni]



Existem leis no Brasil que estipulam um teor mínimo de adições de fruta nestes tipos de bebida. Entretanto, não se especifica a necessidade de incluir, de forma mais clara ao consumidor, que se trata de bebidas mistas. O suco de maçã seria uma forma mais barata de cumprir com estas exigências. Esta mesma estratégia ocorre por parte de algumas fábricas de doces para passar no pão, que contém a adição de geleia de maçã, mesmo sendo de outros sabores. No caso do suco, alguns fabricantes alegam que é uma forma de um consumidor ‘não sentir frustração’ ao não sentir o sabor da fruta ou a falta de consistência. Tanto em sucos como em doces, é apreciável a diferença de sabor e consistência ao paladar por esta adição, mas esta só se torna apurada após um contato mais prolongado com os sucos naturais, principalmente os de uva, em que um sabor ácido, de um suco de maracujá por exemplo, não mascara as adições em sucos de sabor mais suave.

Em uma mesma pesquisa realizada pelo IDEC, o teor de açúcares apresentado pelos néctares mistos apresentou um alto teor, fato que foi rebatido por alguns fabricantes com o exemplo do maracujá, em que ninguém seria capaz de extrair um suco e bebê-lo sem a adição de açúcares. Um avanço neste ponto, que ainda não é permitido, seria o uso misto de açúcares e adoçantes, que complementam a necessidade de melhorar o sabor.

Mesmo para uma criança, em que tudo é muito bonito e divertido, um suco ou néctar artificial pode ser algo estranho, se visto aos olhos das tabelas de ingredientes. Mas a reação é a igual a de qualquer faixa etária pois, se você compra um produto, você espera receber aquele produto, e não uma coisa que parece com aquilo que você espera. Pense nisso antes de comprar sucos e néctares. Eles não são impróprios para consumo, mas devem ser consumidos com extrema moderação.


Você também pode gostar de: (Ciência & Saúde) Por que comer frutas?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários