Por que formigas cortam plantas se não as comem?


Curiosidades


Quando pensamos sobre o que as formigas gostam, logo nos vêm à cabeça os doces. Além deles, elas costumam comer diferentes alimentos comuns entre os seres humanos. Mas o que fazem com as plantas que cortam se não as comem? Agora vamos saber mais notícias de dentro do formigueiro!

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/12/PorqueAsFormigasCortamFolhas.Curiosidades.html
[Imagem: pedronunesm/Pixabay]



O QUE AS FORMIGAS FAZEM COM AS PLANTAS QUE CORTAM?


Você já deve ter visto as formigas levando pedaços de folhas do seu jardim e com certeza achou que elas as comiam, certo? Porém, na verdade, esses vegetais são utilizados para o cultivo de um tipo de fungo. Esse fungo é usado como alimento de toda a colônia.

Portanto, as folhas que as formigas cortam não são para alimento, mas sim para a produção de seus alimentos. Essas formigas são conhecidas, popularmente, como formigas corta-folhas ou formigas cortadeiras.

COMO É REALIZADO ESSE CULTIVO DE FUNGOS?


Para você entender melhor, vamos fazer um passo-a-passo. Primeiro, as formigas cortam as folhas e as carregam para seus formigueiros, que são subterrâneos. A massa de um pedacinho de folha que as formigas carregam é bem maior do que do seu próprio corpo, algo que equivaleria a duzentos e setenta quilos carregados por um único ser humano. Quando chegam no interior deles, cortam os pedaços que trouxeram em tamanhos ainda menores, despejando líquidos fecais sobre eles para cultivar os fungos.

Além disso, os formigueiros são enormes, formando um verdadeiro jardim subterrâneo para essas espécies. Possuem até mil câmaras que podem se estender a uma profundidade de até seis metros. Para cultivar os ninhos de fungos, é preciso que as câmaras subterrâneas sejam formadas por formigas grandes e pequenas.

As formigas maiores são as responsáveis por sair à noite e recolher as folhas. Estas são chamadas de trabalhadoras e usam suas mandíbulas cheias de ganchos para conseguir cortar os pedaços dos vegetais. Após recolher as folhas, elas retornam ao ninho, carregando esses pedaços sobre a cabeça.

Já as formigas menores ficam dentro dos ninhos, mastigando as folhas colhidas pelas outras, até que se forme uma polpa ou pasta que é colocada sobre os fungos. Enquanto realizam esse trabalho nas plantas que vão chegando, os fungos vão se formando nas demais. Mais tarde, as formigas pequenas retornam a essas primeiras folhas para colher o fungo e alimentar a colônia.

TODOS OS TIPOS DE FORMIGAS COMEM FUNGOS DAS FOLHAS?


Não são todas as espécies de formigas que comem fungos das folhas, mas sim as que pertencem à tribo Attini, ou seja, em torno de cento e noventa espécies, sendo quinze as saúvas. Além dessas, existem outras dez mil espécies que são da família Formicidae, que mantêm uma dieta bastante diversificada. Essas podem ser carnívoras e matar outros bichos, incluindo outras formigas, para comer. Também existem as frugívoras, que são as que coletam o material carnoso das sementes e frutos, ajudando assim, na dispersão das sementes.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR ANDREIA SILVEIRA, do site PlanodeSaudeNota10.


👉 E ainda mais para você: Como se produz a seda?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários