Como se produz a seda?

Ciência & Saúde


Assim como lã e couro, a seda possui origem animal e é produzida de um modo bem curioso. Mais curioso ainda é o nome do seu produtor, o bicho-da-seda.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/ProducaoDaSeda.CienciaESaude.html
[Imagem: Quince Media/Pixabay]




A empresa produtora da seda começa os trabalhos com a reprodução de matrizes, que são mariposas. Assim como borboletas e outros insetos, ocorre metamorfose.

Nascem de quatrocentos a quinhentos filhotes por vez. Os ovos, antes de eclodirem, são mantidos em câmara quente e úmida.

Depois do nascimento, os bichos-da-seda são lagartas, e como tal, alimentam-se de folhas. A diferença das outras é que a alimentação é exclusiva de amoreiras. Por isso é que é essencial haver lavouras perto do criatório.

Depois de as lagartas atingirem certo tamanho, o criatório manda para produtores fazerem a engorda até o momento em que a lagarta irá fazer um casulo, que é montado dentro de uma espécie de cobogó de papelão.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/ProducaoDaSeda.CienciaESaude.html
[Imagem: Alexcla/ Pixabay]


Justamente o casulo é que é a seda. Cada lagarta vai formar um fio com mais de um quilômetro de comprimento, no período de três dias. Retira-se os casulos do papelão e eles voltam à indústria.

Chegando lá, eles são cozidos a cento e cinco graus Celsius. A lagarta não cresce o suficiente para estragar o casulo. Depois, ele será reumedecido, serão separadas partes manchadas para uma segunda linha e o fio será desenrolado por pequenas vassouras.

Depois de desenrolados, os fios são separados em meadas e exportados. Parte dos insetos cozidos é vendida e transformada em ração para peixes no Japão.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/ProducaoDaSeda.CienciaESaude.html
[Fotografia de casulo danificado com o inseto em seu interior. Imagem: LoggaWiggler/Pixabay]




👉 E ainda mais para você: Pinto macho e pinto fêmea



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários