Você conhece o bacuri?

 Ciência & Saúde

 

Bacuri é uma fruta que pode ser encontrada no Cerrado e na Amazônia. Ela vem de uma árvore bem grande, a Platonia insignis, que pode chegar a 40 m de altura e 2 m de diâmetro do tronco. A madeira muito resistente fez com que a espécie fosse muito explorada, mas hoje se sabe de todo o potencial que os frutos têm.

 


Vários bacuris cortados ao meio
[Alguns bacuris abertos. Imagem: g1 / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O flexitarianismo

 

» Comer de tudo? Será que isso faz sentido?

 

» 2021 foi o ano internacional das frutas e vegetais

 

A REPRODUÇÃO DA ESPÉCIE

 

O bacuri pode ser plantado por sementes, ou por brotações das raízes. Como é muito fácil de plantar, há um ditado popular que diz que é possível nascer até dentro de casa. A flor é rosada, em um botão redondinho.

 

Apesar de que seja fácil de criar, não é predominante o cultivo comercial. As vendas do fruto são de florestas nativas, feitas pelos moradores locais.

 

O BACURI É FRUTA

 

O bacuri tem cerca de 10 cm, casca dura e amarela, e uma polpa branquinha. Pode chegar a 15 cm e até 1 kg! O gostinho dela faz com que seja consumida de diversas formas, e há o aproveitamento do óleo extraído das sementes.

 

O nome tem origem indígena, e segundo a Unicamp, significa "cai logo", A fruta cai assim que amadurece, de janeiro a junho.

 

A casca é rica em um antioxidante, a moreloflavona. Esse achado, divulgado na Revista Pesquisa Fapesp, é uma chance de aproveitamento econômico das cascas, que usualmente são descartadas, para obtenção desse valioso composto. A pesquisa foi divulgada pela revista em 2015.

 

O BACURI É PEIXE?

 

Existe um senso popular de imaginar o bacuri como uma espécie de peixe, tanto que há quem se confunda com isso. A UFMS fez uma pesquisa num comando militar em Campo Grande, e o exército chegou a trazer o relato de um soldado que relatou esse pensamento.

 

Há outros significados para a palavra Bacuri. Segundo o dicionário tupi-guarani ilustrado (virtual), bacuri seria, também uma gíria para guri, menino.

 

A BATATA-DOCE

 

Outro alimento bastante famoso, principalmente entre os frequentadores de academias, é a batata-doce. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo mais sobre esse ótimo alimento:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A batata-doce

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários