Onde surgiu a casa-da-mãe-joana?

 Língua Portuguesa

 

Você certamente já ouviu falar dessa casa, mas já ficou sabendo onde é? Quando foi construída? Ou ainda quem é a Joana? Vamos saber logo a seguir!

 

 

Olhe só a bagunça!
[Uma casa-da-mãe-joana. Imagem: Erik Mclean]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Para baixo todos os santos ajudam

 

» Cuspido e escarrado

 

» Navegar é preciso, viver não é preciso

 

DE ONDE VEIO A EXPRESSÃO?

 

Joana de Nápoles era rainha e conspirou para a morte do marido. Não deu certo e, diante da descoberta, precisou se refugiar na França, em Avignon.

 

Em 1936, refugiada em Avignon, passou a dominar o local. Os bordéis, por sua vez, foram regulamentados pela mesma e ganharam o apelido de Paços-da-mãe-joana. Ao chegar no Brasil, a expressão mudou para casa.

 

E QUANDO SURGEM NOVAS CASAS-DA-MÃE-JOANA?

 

Já no Brasil, não se fala mais em casas-da-mãe-joana como bordéis, mas como símbolo de desordem, local sem regras, onde pode tudo. Houve uma mudança de conotação com o passar dos anos e ninguém precisa se ofender de morte se ouvir essa máxima.

 

BRINCANDO COM ESSA EXPRESSÃO

 

O significado de bagunça, desordem, ausência de regras, fez com que várias obras artísticas usassem essa expressão e brincassem com a mesma. Na Literatura, o advogado Reinaldo Pimenta lançou um livro sobre a origem de expressões como essa, que chamou "A casa da mãe Joana". No cinema, houve um filme brasileiro que teve estrelas como Paulo Betti, Malu Mader e o saudoso José Wilker, numa comédia que envolve alguns malandros que, ao final, voltam a fazer o que não lhes agrada muito...

 

As mães de todo o Brasil também relembram a Joana. Experimente fazer alguma baguncinha para ver qual dona sua casa passa a ter?

 

ENCHENDO LINGUIÇA

 

Encher-linguiça é outra expressão bem famosa em nosso país, mas você sabe o que significa e de onde surge a ideia? A gente te conta mais no link sugerido abaixo 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Encher linguiça

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários