Cuspido e escarrado

 Língua Portuguesa

 

Os ditados e expressões populares representam muito da cultura popular e enriquecem nossa comunicação, permitindo dizer de formas diferentes as coisas do cotidiano. Mais interessante é ver que elas mudaram com o passar do tempo, com o efeito telefone-sem-fio: como eram muito ditas e pouco escritas, quem ouviu pode ter passado a falar outra coisa.

 

E com a expressão “cuspido e escarrado”, o que foi que aconteceu? Será que sempre foi para parentes semelhantes fisicamente? Ou ainda há outros meandros na história dessa expressão? Vamos saber mais!

 

 

Pai e filho, cuspidos e escarrados
[Filhos que saem “cuspidos e escarrados”. Imagem: StockSnap / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» "Para baixo, todos os santos ajudam"

 

» "Encher-Linguiça"

 

» Entenda alguns significados de adução e abdução

 

A VERSÃO DE CARRARA

 

Uma das versões bem disseminadas é de que, como outras expressões, “cuspido e escarrado” seria, na verdade, “esculpido em Carrara”, e que mudou após um telefone-sem-fio de muitas pessoas. Carrara - não estamos falando do Agostinho - é uma região italiana cujos mármores também são conhecidos pelo mesmo nome, ou seja, é algo esculpido em nobre mármore.

 

A VERSÃO MAIS “BIOLÓGICA”

 

Existe uma outra versão sobre o que seria “cuspido e escarrado”, indicada por Sérgio Rodrigues na coluna “Sobre Palavras”, da Revista Veja. Segundo ele, apesar da comum versão de Carrara, a expressão não é sobre um mármore tão nobre, mas de uma relação biológica. O “cuspe” seria, na verdade, a secreção biológica que o homem precisa gerar (o sêmen) para que haja, com uma mãe, o descendente e semelhante.

 

A expressão seria, nada mais e nada menos, do que uma forma de dizer a relação biológica entre ascendentes e descendentes, explicando a semelhança física sem falar diretamente de concepção. Rodrigues explica que há expressões bem similares em outras línguas, com significado próximo.

 

E POR QUE UM É PRECISO E OUTRO NÃO?

 

Olhando mais expressões, vamos encontrar muitas curiosidades sobre o significado. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece uma que não mudou com o tempo, mas que possui um sentido oculto. Leia e descubra:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 "Navegar é preciso, viver não é preciso"

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários