Conheça a alface frisée

 Alimentos

 

A alface é uma verdura muito presente no almoço e nos lanches feitos no Brasil. É um alimento bonito, que dá cor, vida e sabor, além de possuir diversas vitaminas, como as demais hortaliças verdes. Algumas variedades são bastantes conhecidas, com folhas lisas ou crespas, verdes ou roxas, mas outras não são tanto, apesar de delicioso sabor, como é o caso da alface frisée. Vamos saber mais sobre essa variedade?

 


Olhe que linda alface!
[Alface frisée plantada. Imagem: Mundo Ecologia / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Saiba por que o orégano é um tempero mágico

 

» A batata-doce

 

» Conheça a lichia

 

SABOR E APARÊNCIA

 

A alface frisée é um espetáculo por si só, em função da sua bela aparência, deixando linda a tigela de saladas, sanduíches ou outros pratos. As folhas irregulares, ou também conhecidas pela dona-de-casa como repicadas, conferem um sabor diferenciado e uma textura mais crocante.

 

Claro que, apesar dessa textura diferente, nada impede de usar a saladinha no seu sanduíche, e é preciso um senso mais apurado para notar a diferença de sabor. Quanto ao visual, realmente é muito fácil distinguir das demais. Há folhas verdes e roxas, como outras alfaces.

 

COMO CONSUMIR?

 

A chamada alface atalaia, que é uma frisée roxa, pode ser consumida com pratos de sabor suave, segundo a empresa Isla. Já a alface itaúna, que é uma frisée verde, pode ser bem acompanhada com um molho de mostarda.

 

E SE EU QUISER CULTIVAR?

 

A alface frisée, apesar de bonita e deliciosa, nem sempre está presente nos supermercados e fruteiras, e naqueles em que pode ser encontrada para compra, não está disponível continuamente, diferentemente de outras variedades. Dessa forma, para aproveitar e comer essas alfaces, ou não se compra sempre, ou é possível o cultivo em casa ou na horta.

 

Algumas das principais empresas que vendem sementes de hortaliças possuem variedades para alface frisée. Segundo essas empresas, é possível plantar o ano todo, em todas as regiões do país, com um ciclo de cinquenta a sessenta dias para colheita, a depender da época do ano.

 

POR QUE 2021 FOI O ANO DAS FRUTAS E VEGETAIS?

 

Não só a alface, mas outras tantas frutas e vegetais ajudam a enriquecer a dieta, tanto que a FAO chegou a colocar 2021 como ano das frutas e vegetais. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde você relembra essa promoção e a entende melhor:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 2021 foi o ano das frutas e vegetais, segundo a FAO

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários