Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (36)

 Língua Portuguesa

 

Será que chover-no-molhado realmente não faz diferença?

 

 

Olhe a chuva se depositando aí!
[E aqui está chovendo-no-molhado. Imagem: Roman Grac / Pixabay]


 

E MAIS PALAVRAS:

» MANDRIL

 

» PRALINÉ

 

» JACARÉ

 

 

Chovendo-no-molhado

 

Essa expressão popular significa fazer um esforço diante de algo que não vai mudar. Faz sentido, até certo ponto, pois quando chove demais, não infiltra mais no solo e começam as inundações. Nesse caso real, se a gente não usasse da licença poética, faria diferença sim.

 

Placebo

 

Como muito se acompanhou sobre o processo de aprovação de vacinas, esse termo ficou famoso nos telejornais. No processo de teste de vacinas, aplica-se em dois grupos, um grupo experimental e outro de controle, sendo que um deles recebe mesmo uma vacina, e outro o placebo, que é uma substância sem efeito algum.

 

Depois de certo tempo, verifica-se o que aconteceu com os dois grupos. Por meio de testes estatísticos (como o teste t entre duas médias em amostras pareadas) e outras ferramentas, verifica-se se realmente existiu benefício no uso da vacina.

 

Carteira Digital

 

Em alguns casos, as contas digitais foram concebidas com esse nome, e disponibilizam serviços semelhantes aos bancos tradicionais, mas sem agências. Por outro lado, você poderia pensar que uma carteira digital seria algo que você usaria para não usar seu cartão diretamente, para guardar um dinheiro em saldo, etc. Claro que, com o passar do tempo, o dinheiro guardado nessas carteiras tem rendimento, então fica quase imperceptível a diferença, exceto por você poder comprar com outros cartões. Assim como “carrinho” e “cestinha”, não é bem a mesma coisa, o nome vem porque ficou a referência do mundo físico...

 

Tchê Gotinha

 

No RS, o Movimento Tradicionalista decidiu criar um mascote próprio, primo do Zé Gotinha, que é o Tchê Gotinha. Esse mascote é mais um aliado na luta contra o coronavírus, e a conscientização de que vacinar é importante, um esforço coletivo, a forma de voltarmos a viver em comunidade.

 

Parcial

 

Parcial, quando se trata de uma pessoa, consiste naquele que toma partido por um lado, sem ouvir ou considerar o outro. Como seres humanos, somos parciais, mas em alguns casos isso carece de atenção e a postura profissional deve ser oposta, como no caso de profissionais da área da justiça, meios jornalísticos, etc. Na Justiça, ambas as partes recebem o direito de se manifestar, apresentar provas e testemunhas, enfim, de resguardarem o que consideram e pode ser seu direito. No Jornalismo, vários profissionais podem ser ouvidos, acusados podem declarar suas posições em nota, dentre outras opções.

 

Parcial também pode ser algo prévio, que não chegou ao fim. Em pesquisas científicas, fala-se muito em resultados parciais, pois os mesmos podem indicar caminhos, ou virem a ser confirmados mais tarde, e não vieram com o final da pesquisa.

 

Assíncrono

 

Com o advento das aulas por videoconferência, surgiram novos conceitos que o mundo digital destacou. Um deles é quando acontecem as aulas, que podem ser ao vivo (aulas síncronas) ou gravadas/atividades extras (assíncronas).

 

Num contexto mais geral, assíncrono é tudo aquilo que não acontece ao mesmo tempo que outra coisa. Para códigos de sites de internet, isso é interessante porque se uma parte não carrega, não compromete a outra.

 

Pôlder

 

Pôlderes são bem presentes em grande parte do território do Reino dos Países Baixos. Eles envolvem porções de terras que ficam abaixo do nível do mar, e que são protegidos do alagamento por meio de diques e outras técnicas.

 

Alabastro

 

A calcita e um tipo de gesso, apesar de serem minerais distintos, acabam recebendo o nome de alabastro. Na Bíblia, também é possível encontrar esse nome, porque o alabastro de calcita era usado para fazer frascos de perfume, pelos orientais.

 

Cetose

 

Em geral, a energia de nosso corpo vem da glicose. Quando parte dessa energia é advinda da queima de gordura, ocorre o que se chama de cetose.

 

 

E QUANDO O PAPO É DE ENCHER-LINGUIÇA?

 

Uma das expressões mais famosas, e que faz todo o sentido. Na sugestão de post cujo link foi deixado na barra azul 👇🏻, você consegue entender por que encher-linguiça é o que parece:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Encher-linguiça

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários