Como se organizar financeiramente e acabar com as dívidas?

 Dinheiro

 

A educação financeira é falha para a ampla maioria dos brasileiros. A maneira errônea e desordenada de lidar com o dinheiro é diretamente refletida nos índices de inadimplência, que saltam para novos recordes a cada dia. No entanto, a falta de organização no planejamento financeiro tem efeitos intrinsecamente ligados à nossa qualidade de vida, já que está relacionada com questões familiares, objetivos pessoais e oportunidades.

 

Por isso, o uso adequado dos seus recursos, por meio de um coerente planejamento financeiro pessoal, pode te proporcionar um bem-estar generalizado, em todas as áreas. Para te ajudar a conquistar o tão desejado controle financeiro, preparamos esse post, que servirá como um balizador para o início da sua educação em finanças pessoais, se livrando de dívidas, angústias e tornando sua vida mais leve e feliz. Continue nessa leitura e confira!

 

Planejamento financeiro evita situações como essa!
[A carteira de quem não se organiza financeiramente. Imagem: Andrew Khoroshavin / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que é o IOF? Sobre o que ele incide?

» Usando o cartão como dinheiro vivo

» Fazendas da Boi Gordo e as Pirâmides Financeiras

 

CONHEÇA O SEU CUSTO DE VIDA

 

Pode parecer bobagem, mas a verdade é que pouquíssimas pessoas sabem, realmente, do quanto precisam para sobreviver e levar o estilo de vida que desejam. Por isso, o primeiro passo é dedicar um período para compreender quais são as suas receitas de entradas e saídas. Embora seja uma tarefa simples, ela pode levar algum tempo, já que só funcionará se você for realmente fiel aos custos mensais, por menores que sejam, que saem a partir da sua receita.

 

 A melhor forma de enxergar com clareza esses números é planilhar todas as entradas e, paralelamente, todas as saídas. Somente com uma visão íntegra da sua realidade financeira, você será capaz de organizar suas finanças na crise. Quando você estiver ciente de seus rendimentos e dos seus gastos, será mais fácil adequar seu orçamento de acordo com a sua realidade, reduzindo todas as despesas não essenciais.

 

SAINDO DO VERMELHO

 

Agora que você já possui um quadro visível de todos os seus custos, você provavelmente percebeu que as entradas são menores que as saídas, resultando em uma verdadeira catástrofe na administração das suas contas. Neste caso, o ideal é negociar novos prazos, com o menor percentual de juros possível. Tenha paciência na negociação, já que muitas empresas concedem descontos significativos.

 

Entretanto, se não for possível uma negociação amigável, uma boa sugestão é ir em busca de um empréstimo pessoal com juros mais baixos (por exemplo o crédito consignado ou com familiares). Dessa forma, será possível “unificar” diversas dívidas, tornando o seu processo de controle financeiro muito mais simples e fácil de administrar.

 

É HORA DE REDUZIR GASTOS

 

Se você passou um longo período negligenciando o seu próprio patrimônio, a tendência é que suas finanças na crise tenham atingido um grau ainda mais preocupante. Infelizmente, reduzir custos é a forma mais racional para sair das dívidas e conquistar sua liberdade financeira, onde você faz suas escolhas de forma consciente e sem riscos.

 

Além disso, é importante considerar uma forma de obter uma renda extra. Com o parcelamento das dívidas e a redução de custos, a tendência é que por um período considerável você tenha que abrir mão de coisas importantes. No entanto, caso você consiga utilizar uma forma diferente para produzir renda, o seu planejamento financeiro pode ser um processo mais tranquilo e eficiente.

 

TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA 

 

Se você não criar uma reserva de emergência, certamente viverá no limite de seu orçamento. Ou seja, significa viver sob constante efeito do estresse, já que os imprevistos fazem parte do dia-a-dia de todas as pessoas. Dentre os mais comuns, podemos listar o conserto do carro, doença na família, perda do emprego, dentre outros.

 

Ninguém está imune a adversidades; por isso, é imprescindível contar com uma reserva de emergência para se livrar do caos financeiro sempre que acontecer um fato inesperado.


INVISTA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

Se você chegou até aqui, provavelmente o planejamento financeiro pessoal está dentre as suas prioridades. No entanto, para se aprofundar no tema você pode (e deve) investir em sua educação financeira. Além disso, é importante unir toda a família para que todos participem, inclusive os filhos pequenos.

 

Além de aprender a trabalhar no controle do seu dinheiro, é preciso aprender a poupar. Os benefícios de quem pratica investimentos a médio e longo prazo são inúmeros. Por isso, dedique-se a conhecer as diversas formas em que é possível fazer render o seu dinheiro. Você conquistará muito mais que um bom plano de aposentadoria, você terá tranquilidade para viver o melhor da vida, realizando sonhos e aproveitando melhores oportunidades.

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM TEMPOS DE CRISE

 

Depois de traçar o seu plano, lembre-se que ele deve ser seguido. Durante a trajetória, muitas tentações surgirão no caminho: promoções imperdíveis, oportunidades indispensáveis e desejos incontroláveis. Por isso, esteja preparado para seguir rigorosamente o que o seu orçamento permite, especialmente em cenários atípicos, de modo que suas finanças na crise estejam sob controle.

 

Para não correr esse risco, dedique parte do seu orçamento para pequenas alegrias ou concessões, desde que previamente planejadas e dentro das suas possibilidades. Se você tropeçar em alguma dessas armadilhas, retorne do início e não desista. Se gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco nos campos abaixo.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre empréstimos, dinheiro e vida financeira em geral.

 

A LIQUIDEZ E O USO DO DINHEIRO

 

Quando começamos a investir em educação financeira, passamos a entender melhor conceitos muito importantes como a liquidez dos investimentos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde falamos mais sobre isso:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários