O Micropoder

Cultura e Comportamento


O Micropoder ou pequeno poder é uma forma de submissão que se estabelece nas relações sociais, tendo a capacidade de minar essas relações a longo prazo. Algumas das formas de micropoder são decorrentes das hierarquias estabelecidas ao longo do tempo.


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/08/Micropoder.Cotidiano.CulturaEComportamento.html
[O martelo, pequeno, mostrando poder sobre algo “menor” ainda. Imagem: Steve Buissine/Pixabay]




Estabeleceu-se que adultos são superiores às crianças, homens em relação às mulheres, brancos em relação aos negros e índios. Deve haver relações de respeito entre crianças e adultos por exemplo, mas isso não justifica maltratar a criança só poder ser desprotegida, ou, a mulher por lhe considerar inferior. Esses serão comportamentos cada vez menos aceitos pela sociedade.

A síndrome do pequeno poder está relacionada ao exercício dessas pequenas hierarquias pelas pessoas. Quando uma pessoa não sabe usufruir direito de suas relações, acaba usando um mecanismo de defesa chamado deslocamento. O patrão usa de seu espaço para humilhar seu funcionário, esse funcionário, ao chegar em casa, desconta em mulheres e filhos...

Cartilhas como as elaboradas no município de Lages/SC apontam que é necessário observar a ocorrência do micropoder dentro de uma série de sinais que podem ser observados em potenciais agressores de mulheres. Veja a sugestão abaixo e descubra outros potenciais sinais.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários