Meu nome é ‘’Cu-negundes’’!

Curiosidades


Na novela Êta Mundo Bom, transmitida originalmente pela TV Globo no ano de 2016 e reprisada agora em 2020, dos vários personagens divertidos, uma chama atenção pelo nome curioso: a dona-boca-de-fogo, digo Cu-negundes. Com tanta ênfase assim, há quem duvide que esse nome não tenha surgido apenas para a personagem da novela, e é aí que mora o engano! Vamos saber mais sobre essa e outras Cunegundes!

 
https://www.oblogdomestre.com.br/2020/08/Cunegundes.Curiosidades.html
[Dona Cunegundes justificando seu apelido. Imagem: Rede Globo/Reprodução]



A INSPIRAÇÃO PARA A NOVELA


Walcyr Carrasco e seus colaboradores na novela a escreveram com várias inspirações, e uma delas foi o livro Cândido, de Voltaire. O personagem principal é Candinho, mas outros nomes presentes na obra de Voltaire foram inseridos na novela, e um deles é o de Cunegundes, personagem de Elizabeth Savalla:

“A senhora baronesa, que pesava cerca de trezentas e cinquenta libras, granjeava com isso enorme consideração, e fazia as honras da casa com uma dignidade que a tornava ainda mais respeitável. Sua filha Cunegundes, que contava dezessete anos, era corada, fresca, rechonchuda, apetitosa. O filho do barão parecia em tudo digno do pai. o preceptor Pangloss era o oráculo da casa, e o pequeno Cândido escutava as suas lições com toda a boa-fé da sua idade e do seu caráter.”

Como é possível ver no excerto acima, a inspiração foi apenas no nome, pois as Cunegundes possuem características e funções bem diferentes em cada estória. O citado Pangloss seria Pancrácio, personagem de Marco Nanini.

O QUE O NOME CUNEGUNDES SIGNIFICA?


Ao contrário de outros nomes mais contemporâneos, não se vê muitas menções ao que significaria “Cunegundes” em sites especializados. Em alguns deles, indica-se que o nome seria de origem germânica, com “gunde” significando “guerreira”.

CUNEGUNDES NA IGREJA CATÓLICA


Além dessas Cunegundes que foram lembradas, também existem algumas pessoas que são veneradas pela Igreja Católica com esse nome. Uma delas é Santa Cunegundes, que viveu entre os anos de 988 a 1039 d.C. Nos primeiros anos de sua vida, sua intenção era de pertencer à vida religiosa, mas sua vida mudou de rumo.

Santa Cunegundes acabou se casando com quem viria a ser o Rei da Alemanha, Henrique, duque da Baviera. Seu casamento não gerou filhos, pois ela não tinha condições biológicas e, mesmo assim, Henrique não veio a exigir a dissolução da união, como a Igreja permitia na época. Para saber em que dia Santa Cunegundes é homenageada, clique aqui.

Além de Santa Cunegundes, também existe a bem-aventurada Cunegundes, que pertenceu à vida religiosa. Ela é venerada de forma mais intensa no mês de julho.

E MAIS CURIOSIDADES DA TV


As novelas e outras obras artísticas passadas pela TV possuem muito mais histórias que vêm antes daquela estória que nos é contada, que é a pontinha-do-novelo. Outra curiosidade que existe na TV é a tradicional música que Sílvio Santos apresenta em seus programas de auditório que distribuem prêmios: você pode ter ouvido muitas vezes, mas pode não fazer ideia quem a criou ou quando. Na sugestão de postagem abaixo, fica a postagem em que o Blog do Mestre contou mais sobre essa canção.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários