Falando sobre canetas (azuis ou de outras cores)

Curiosidades


Instrumento que há tanto tempo nos acompanha, a caneta está presente em grandes momentos da vida: ao escrever em um caderno, assinar documentos, anotar e dar recibos, desenhar... Nesta postagem iremos viajar sobre curiosidades que envolvem este pequeno, mas importante instrumento.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/01/CuriosidadesSobreAsCanetas.html
[Imagem: Pexels/Pixabay]



DA PENA PARA A CANETA



https://www.oblogdomestre.com.br/2020/01/CuriosidadesSobreAsCanetas.html
[Imagem: yesxcom/Pixabay]


Como as penas são um dos instrumentos mais "recentes" de nosso conhecimento, considerando o Brasil, chegamos a pensar que a pena foi o único precursor da caneta, mas não. Antes dela, em 1.000 a.C. havia pincéis chineses e varetas de bambu egípcias na antiguidade.

Na Europa, foi na idade média que as penas de ganso passaram a servir à escrita. Mais tarde surgiram as canetas, sendo que algumas necessitavam, assim como as penas, de tinteiros, pois não armazenavam tintas.

As canetas esferográficas são uma patente de Lazlo Biro, um húngaro, datada de 1938. Seis anos antes, em 1932, ele havia começado a desenvolvê-las. Uma das maiores vantagens é o armazenamento de tinta. Salvo raros casos, não há vazamentos significativos, e é liberada pouca tinta por vez, evitando que o usuário possa se sujar ou borrar o que escrevera.

CANETA AZUL, AZUL CANETA


Um dos hits de 2019, "Caneta azul, azul caneta" foi uma daquelas músicas comparáveis aos artistas divertidos como Hélio dos Passos e Maria da Inglaterra. Criação do vigilante Manoel Gomes, segundo o G1, ela já foi cantada por Wesley Safadão e Pablo do Arrocha.

Ainda segundo o mesmo portal, Manoel compõe desde os quinze anos de idade. Ele já registrou "Caneta Azul, Azul Caneta" e outras canções de sua autoria. Quem sabe ele não emplaca o sucesso do verão?


[Vídeo: Rizzon Divulgações]

A CANETA E A ENXADA


Falando em músicas, "A caneta e a enxada" foi um sucesso no mundo sertanejo, cantada por Lourenço e Lourival. Nela, há a personificação (uma figura de linguagem) onde a caneta representa a pessoa rica e soberba e o pobre caboclo é representado pela enxada.

"Encontrou-se com uma enxada, fazendo a plantação
A enxada muito humilde, foi lhe fazer saudação
Mas a caneta soberba não quis pegar sua mão
E ainda por desaforo lhe passou uma repreensão."

Da música e da vida se conclui que todos têm sua importância na sociedade. E outro fato importante a destacar é que, mesmo para quem usar a enxada, a caneta deve ser instrumento - a educação deve ser para todos.

BIC® OU COMPACTOR®?


No começo do governo de Jair Bolsonaro, para euforia dos admiradores (e desconfiança dos opositores), o atual presidente utilizou uma caneta esferográfica. Para os apoiadores, nas redes sociais, a caneta seria BIC. Entretanto, também por redes sociais, a proprietária da marca informou que a caneta era Compactor.

Parece estranho discutir a marca da caneta, mas ela seria um símbolo de simplicidade, quase uma enxada perto das canetas antes usadas. Só que mais importante do que as canetas, são as decisões que os governantes tomam, e pode não ser bom associar marcas a políticos... tudo pode mudar em alguns anos...

RUBRICAS EM DOCUMENTOS


As rubricas demonstram ciência dos interessados no conteúdo e é uma maneira de reduzir fraudes com a troca de páginas. Elas são burocráticas, mas necessárias.

Recomenda-se utilizar caneta azul (azul caneta, ops...) para fazer rubricas, pois fotocópias se tornam facilmente identificáveis (sem precisar olhar relevo ou cor de rubrica). Ela deve ser registrada nos bancos (até nos digitais) e nos tabelionatos de notas.

* Vale lembrar que rubrica é paroxítona. Isso significa que o "u" não leva acento e não deve ser lido de forma mais pronunciada.

DESENHOS E ARTES


Todas as crianças pegaram suas boas e velhas canetas esferográficas e fizeram desenhos no papel. Entretanto, mesmo aquelas com tintas coloridas (verde, amarela, rosa...) não apresentam resultados interessantes para desenhos artísticos mais elaborados.

Para isso, foram criadas algumas linhas artísticas, como a oferecida pela Faber Castell. Nestas canetas especiais, cores claras possuem transparência, dando efeitos interessantes na sobreposição, funcionando inclinadas inclusive. As cores mais escuras prometem boa cobertura.

DA CANETA AO TECLADO


O uso da caneta, tanto meio escolar e acadêmico, quanto na parte burocrática, tende a diminuir. Não é por desmerecimento da caneta como parte da aprendizagem, tanto que ela deve seguir sendo utilizada na alfabetização e em provas convencionais.

Todavia, o que se escreve no papel só pode ser interpretado por pessoas. Informação só vale se pode ser facilmente acessada e, por isso, alunos de graduação ou pós-graduações, onde há muito conteúdo envolvido, preferem anotar em documentos de texto.

O uso maior de computadores e menor de canetas não acaba com a escrita. Ela apenas mudou de forma e de ferramenta. E em alguns casos, há pessoas que rascunham usando canetas especiais em "blocos de anotação" em tablets.

APOSTILAS E GABARITOS DE PROVAS


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/01/CuriosidadesSobreAsCanetas.html
[Imagem: athree23/Pixabay]



Anotações em apostilas impressas são interessantes por guardarem aquele detalhe especial que se vê em aulas. Entretanto, assim como nos cadernos, não são indexáveis, por se transformarem em imagens ao serem digitalizadas.

No caso das loterias e dos gabaritos de provas oficiais (vestibulares, ENEM, concursos públicos) ainda se utiliza marcações a caneta e elas são interpretadas por sensores e depois por programas de computador. Nestes casos, é importante ver de que forma preencher para que o sensor interprete corretamente (marcação cheia ou em X, cor da caneta).

CELULAR COM CANETA


No começo dos smartphones no Brasil, muitos possuíam monitores bem menores, sendo bem mais difícil usar os teclados (mesmo aqueles físicos) ou os recursos de tela. Assim, para auxiliar e facilitar o manuseio, vinham canetas junto aos aparelhos, com suporte fixo fora ou dentro do celular para guardá-las.

Com o passar dos anos, os celulares começaram a crescer, ficando em torno de cinco polegadas. Um pouco maiores, já passaram a dispensar a caneta.

MESA DIGITALIZADORA


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/01/CuriosidadesSobreAsCanetas.html
[Imagem: PIX1861/Pixabay]


Pensando no futuro das canetas, um deles é fazer parte das mesas digitalizadoras. Estas mesas são dispositivos usados por desenhistas / cartunistas para transferir desenhos manuais diretamente aos computadores e neles preencher com cores, inserir em programas de edição, etc.

Há diferentes modelos de canetas para mesas digitalizadoras. Algumas são ligadas a fios, enquanto outras funcionam por carga (que pode durar até três meses após duas horas de recarregamento, dependendo do modelo, segundo um site especializado).

DESENHANDO DO ZERO


Sendo em mesas digitalizadoras, cadernos, apostilas ou tablets, o desenho e a escrita com lápis ou caneta são muito importantes para o desenvolvimento das pessoas. Tamanho é este crescimento que a escrita é posta como marco na história, e os desenhos e gravuras ajudam a entender contextos sociais ao longo dos anos.

Desenhar não é uma arte impossível, existindo treino e técnicas para reproduzir elementos complicados como rostos humanos ou perspectivas. As canetas não irão servir aos primeiros traços, mas aquelas com toques artísticos podem preencher formas, sobrepor traços transparentes ou cobrir bem em cores mais escuras.


👉 E ainda mais para você: Os significados dos nomes


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários