Os benefícios do desenho para crianças

Curiosidades 


Desenhar é algo que vem naturalmente para a maioria das crianças, proporcionando uma série de vantagens no desenvolvimento. Afinal, as mães atenciosas devem construir essa habilidade a fim de benefícios visíveis e invisíveis para seus filhos.

Aprender a desenhar é importante para os pais que se preocupam com o bem-estar dos seus filhos. Vamos, portanto, explorar os benefícios ao desenvolvimento infantil que o ato de desenhar pode trazer.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/10/BeneficiosDoDesenho.Curiosidades.html
[Imagem: Pixabay]




1) Melhora a Concentração


A maioria das crianças têm uma capacidade limitada de concentração. Aquelas de dezesseis a dezenove meses de idade (entre um e dois anos) podem normalmente concentrar-se numa atividade durante três minutos. No entanto, aprender como desenhar bem muitas vezes ajuda a aumentar o nível de concentração e a moldar a percepção da realidade.

O foco na complexidade do desenho é muitas vezes o primeiro passo para a formação de bons hábitos que levarão ao sucesso acadêmico futuro. Atribuir o tempo diário de sua criança ao quão bem ela pode desenhar ajudará a desenvolver sua capacidade de se concentrar em um conjunto aparentemente simples de atividades. O desenho regular é a melhor forma de aumentar a concentração do seu filho a longo prazo.

2) Melhora a Criatividade e Expressividade


Mesmo crianças com vocabulário rico não conseguem expressar suas emoções claramente. O desenho ajuda as crianças a desenvolverem criativamente a sua inteligência emocional. Colocar lápis nas mãos das crianças dá-lhes a oportunidade de comunicar de uma forma alternativa, mesmo que os lápis sejam realmente compreensíveis apenas para a criança nesse momento.

Em alguns casos, os desenhos de uma criança podem dar uma ideia das suas capacidades emocionais, especialmente se a criança for capaz de criar um contexto adicional. O desenho não é apenas uma questão de treinamento de habilidades, mas também de criatividade. Os pais devem incentivar a criatividade por meio do desenho.
É também importante usar o tipo certo de comunicação ao desenhar. Por exemplo, peça algo como "Que mais podes desenhar?”. O desenho é conhecido pelo seu efeito calmante e relaxante nas crianças, especialmente nas que já passaram por eventos traumáticos.

O uso de técnicas lúdicas como o desenho permite que as crianças comuniquem umas com as outras, independentemente da deficiência e/ou das barreiras linguísticas. Não é coincidência que o efeito do desenho seja semelhante ao da terapia.

3) Aumenta a confiança


O elogio no desenho para a concepção da criança ajuda a construir autoconfiança e motiva a criança a tentar outras atividades. O desenho de uma criança é muitas vezes uma imagem de como ela vê objetos, pessoas e si mesma. O reforço positivo aumenta a autoestima e tem um impacto positivo nos relacionamentos.

Quando seu filho pinta um quadro, elogie-o ou incentive-o a falar sobre ele. Faça perguntas (quem, o quê, por que e onde) para obter informação sobre os seus processos de pensamento e sentimentos.

4) Melhora a Coordenação Motora


Desenhar ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora. Quanto mais prática a criança tiver no desenho, mais rapidamente ela desenvolve a capacidade de realizar atividades complementares como a escrita.

No início, isto é feito mais eficazmente com uso da repetição de padrões simples. Geralmente, as crianças começam por colocar muita energia no lápis quando não sabem o que estão a fazer. Com o encorajamento e a orientação certos, você pode melhorar suas habilidades pessoais e autoconfiança.

5) Favorece a Análise visual e a Tomada de Decisão.


O desenho ajuda na análise visual de uma criança e inclui conceitos como distância, tamanho e textura, sem contar que as auxilia a compreender a relação entre os objetos em termos de profundidade e volume. A análise visual é uma habilidade básica da vida que pode ser aprendida desde o início com tarefas artísticas.

Os pais podem desenvolver habilidades visuais desenvolvendo a sua compreensão do mundo que os rodeia. Contar a história enquanto desenha estimula a imaginação da criança. Combinando desenho e narrativa, vê-se que a atenção das crianças aumenta consideravelmente.

As competências de resolução de problemas que as crianças desenvolvem no desenho também são transferidas para outras disciplinas, como a matemática, onde a representação visual é um meio de resolução de problemas (como em geometria, conjuntos e outros conceitos).

Desenhar Faz Bem


São tantas as vantagens que até uma pessoa mais velha poderia desenvolver o hábito do desenho. Resumindo:

1. Melhor Concentração.
2. Melhor Criatividade e Expressividade.
3. Aumento da Confiança.
4. Melhor Coordenação Motora.
5. Favorece a Análise Visual e a Tomada de Decisão.

Caso queira mais detalhes, acesse meu site caso queria aprender mais sobre desenho. Acesse https://comodesenharbemfeito.com.br.


ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR FELIPE CARDOSO, autor do blog “Como desenhar bem feito”, onde você encontra inúmeras dicas para desenvolver ainda mais sua técnica.


👉 E ainda mais para você: Quantas cores o arco-íris tem?


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários