Quantas cores o arco-íris tem?


Curiosidades


Se você está querendo saber quais ou quantas são as cores do arco-íris, podemos te responder de imediato: são sete cores - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. E, tão rápido como, explicar porque essa resposta não faz muito sentido!

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/08/QuantasCoresTemOArcoIris.Curiosidades.Fisica.html
[Imagem: Revista Recreio]



O arco-íris é um fenômeno físico onde a luz branca é "separada" em diferentes faixas do espectro eletromagnético, que são as luzes coloridas. No vácuo, a velocidade de propagação de ondas com diferentes comprimentos é a mesma, mas isso deixa de acontecer na atmosfera terrestre. É possível pensar em cores que se destacam ao olhar, e disso vem a ideia das sete, mas o espectro é algo contínuo – compreendendo comprimentos de onda entre 400 e 700 nm (quatrocentos e setecentos nanômetros).

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/08/QuantasCoresTemOArcoIris.Curiosidades.Fisica.html
[Imagem: Yasser]


Assim como uma função contínua na matemática, em todo ponto do espectro há uma cor diferente. Assim, há infinitas cores. Em um desenho de crianças, para ser mais fácil de entender, a gente separa cores bem nítidas, mas não é assim um arco-íris real.

Do mesmo modo que a estatística trabalha, poderíamos trabalhar com classes iguais separando o espectro, usando uma média como valor representativo. Cada média corresponderia a uma "cor" do arco-íris, e poderíamos ter 7, 8, 21, 35, 100, 500, 6.000... classes diferentes.

Considerando sete classes como sendo “as cores-do-arco-íris”, poderíamos obter as características do quadro a seguir:

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/08/QuantasCoresTemOArcoIris.Curiosidades.Fisica.html
[Quadro: Instituto de Física da UFRGS]


Pode parecer simples decorar sete cores, mas isso não representa algo tão bonito como o fenômeno do arco-íris. É uma simplificação, e que ainda assim pode não representar o que se vê, pois nem sempre é nítida a divisão de violeta, anil e azul 🌈. E lembre-se: numa função contínua em seu domínio, há infinitos pontos!






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários