O símbolo das barbearias 💈

Curiosidades


Nos últimos dois anos alguns fenômenos na área da estética masculina despontaram, como a moda de deixar a barba crescer, e frequentar barbearias (algo que parecia ter ficado no passado). Só que, dentro dessa mudança toda, pode existir quem fique curioso com aquele pequeno artefato na frente desses estabelecimentos, o barber pole 💈.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/11/BarberPole.Curiosidades.html
[Imagem: makamuki0 / Pixabay]




Lá nos primórdios da função de barbeiro, esse profissional cortava cabelo, fazia barba e alguns procedimentos cirúrgicos, como um dentista. Após fazer algo, havia o costume de pendurar panos sujos de sangue para secar em postes, que com o movimento do vento ficavam semelhantes ao que vemos agora no símbolo. Seria essa, segundo “O Guia dos Curiosos”, a origem do símbolo.

Mais tarde, criou-se o artefato que lembrava o antigo poste com panos. Quando se decidiu que era dos dentistas a atribuição de mexer com dentes, os barbeiros passaram a usar azul apenas, enquanto o vermelho se tornou símbolo de dentista, no Reino Unido. Já nos EUA, decidiu-se usar ambas as cores, que fechavam com as cores da bandeira nacional. Outra versão aponta que as faixas azuis se referem ao sangue venoso e as vermelhas ao sangue arterial.

De qualquer sorte, o barber pole não era um elemento obrigatório das barbearias do passado aqui no Brasil. No máximo, a referência que se tinha dele aqui era no desenho do Pica-pau, no episódio do barbeiro de Sevilha:


[Vídeo: Vivian]



👉 E ainda mais para você: O desafio do palito



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários