É pique ou big?

Curiosidades


Essa é uma daquelas perguntas que vivem intrigando a gente e sempre ficamos pensando... será que erramos até agora? Parece com o abajur cor-de-carmim. Ou seria cor-de-carne?

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/06/EPiqueOuBig.MusicaDeAniversario.Curiosidades.html
[Imagem: cbaquiran/Pixabay]



Aquele bordão que faz parte das festas de aniversário une alguns elementos interessantes. O seu final seria uma união de onomatopeias: ra-tim-bum seriam sons de instrumentos musicais.

O restante nada mais seria do que um aglomerado de frases-de-guerra dos botecos dos anos 1930. Segundo a Secretaria de Educação do Pará, nada de big - é pique!

É pique! É pique! Homenagem ao estudante Ubirajara Martins, cujo apelido era pic-pic. Ele ganhou essa alcunha porque era acostumado a carregar uma tesourinha e, volta-e-meia, aparar barba e bigodes.

Por mais que a homenagem tenha sido feita, muito tempo se passou e essa noção se perdeu. Não é estranho que alguém imagine que seja "É big!" porque somos acostumados a incorporar coisas em inglês que nos parecem interessantes.

E o fonema do "g" é mais suave de falar do que "c", tanto que muitas pessoas falam "guspir" e não cuspir. Isso pode acontecer mesmo. Agora, o jeito é lembrar de ter pique para falar é pique, sempre animado!


👉 E ainda mais para você: Quantas cores o arco-íris tem?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários