Os significados dos nomes

Curiosidades


Assim como todas as palavras, os nomes também trazem consigo origens e significados. Algumas pessoas têm curiosidade em conhecer o significado de seus próprios nomes, ou de fazer uma escolha especial, buscando nas milhares de opções em manuais ou sites especializados, ou mesmo na numerologia. Falando nisso, você acredita que o nome pode ter tanto poder assim?

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/11/SignificadosDosNomes.Curiosidades.html
[Imagem: edar/Pixabay]



A VISÃO DOS ÍNDIOS


Índios veem o nascimento como um marco muito forte. Isso faz com que eles chamem os novos indiozinhos por nomes que relembrem o que acontecera pouco antes do nascimento.

Sendo assim, o nome que eles escolhem não é   um marco do destino. Os nomes são, portanto, marcas de uma história viva que se perpetua nos mais jovens.

ÁRABES, ORIENTAIS E OUTROS POVOS


Nas culturas árabes e orientais, o nome como um sentenciador de destinos surge mais forte. Os pais precisam por toda a atenção nessa escolha.

Algumas provas fortes dessa cultura estão na Bíblia. Abrão virou Abraão, ou "pai das multidões" em hebraico, por decisão de Deus. Jesus trocou o nome dos apóstolos, como no caso de Simão, cujo nome significa algo como "inconstante" ou "instável" para Pedro, que seria firme como "Rocha", a base da Igreja depois de Jesus. Papas até hoje recebem outros nomes após eleitos.

Parece forte ver uma troca de nomes na Bíblia sem saber dessa cultura de onde Jesus viveu, afinal o nome nos identifica, parece indissociável a nós mesmos. Todavia, isso faz parte de uma ideia maior, a de Deus transformador, que muda a nós mesmos e pode mudar destinos, se estivermos dispostos a isso também.

PESQUISAS CIENTÍFICAS E PERIGOS NAS VISÕES SOBRE NOMES


Já houve pesquisas científicas que buscassem verificar a existência da relação entre nomes e outros aspectos da vida, como profissão e ocupar cargos em uma empresa, por exemplo.  Há quem acredite em destino e veja uma possibilidade como essa sendo natural.

Por outro lado, previsibilidade não parece ser interessante no mundo real. Se você decide o nome e decide a vida, para mudar alguma coisa só trocando de nome... Parte importante da vida é ver como a Estatística: nem todas as variáveis podem ser medidas e existe uma parcela de aleatoriedade. Se nada for aleatório, como acreditar em mudança, sorte ou azar?

Um exemplo interessante com nomes aconteceu com a dupla Ataíde e Alexandre. O intérprete "Ataíde" quis sair da dupla, e Alexandre quis permanecer na mesma linha musical e, para seguir no mesmo destino, escolheu o nome "Altair" para seu novo parceiro.

Esse novo nome seria similar quanto à numerologia. Perceba-se que, se a ideia era de manter o sucesso, o nome não foi absolutamente igual, pois se buscou nova sintonia com um novo músico, para construir nova história.

Às vezes, uma mudança de nome pode ser um novo destino. Para pessoas homossexuais e de outros grupos LGBT, a mudança de nome pode significar uma nova identidade.

Se a previsibilidade parece complicada do ponto de vista humano, outro perigo está em ocultar vidas por nomes. Quantos são os casos de pessoas que usam nomes falsos para começar novas e falsas vidas? Nesse caso, um novo nome traça novos destinos, mas a pessoa segue a mesma.

POR FIM


É visível que nomes significam muito. Pessoas estão por trás desses nomes e podem crer que seus destinos também. Você possui alguma dessas crenças ou conhece alguém que possua? Conte mais nos comentários!


👉 E ainda mais para você: O símbolo das barbearias


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários