Os Sampaios e os Sorocabas

por - quarta-feira, agosto 28, 2019

Música


Você que gosta de música sertaneja, seja ela em suas formas mais raiz ou na forma "universitária", já deve ter ouvido falar em Teodoro & Sampaio ou em Fernando & Sorocaba. Mas você já parou para reparar quem está por trás desses nomes?

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/08/DuplasEGruposMusicais.Curiosidades.Nomes.html
[Imagem: Teodoro e Sampaio]



Essa é uma parte do mundo da música que é um pouco estranha, seja nos conjuntos musicais, seja nas duplas. Quando você associa uma música ao conjunto ou dupla, você imagina aquelas mesmas pessoas ao longo do tempo. Entretanto, elas mudam, e isso se torna uma perda de identidade.

Nos grupos musicais, isso parecia menos estranho porque um baterista ou outro instrumentista poderiam decidir mudar de grupo ou seguir outra carreira. Ainda há o caso de vocalistas que decidem seguir com uma banda, mas em trabalhos solo (a marca é o seu próprio nome). Mas ao longo do tempo, se todo o grupo mudar, ele deixa de ser o que era. Vozes não são iguais, estilos de épocas mudam...

Nas duplas, isso parece ainda mais estranho. Certa vez, a RecordTV falou sobre a dupla Fernando e Sorocaba, onde o primeiro era proprietário da marca e por várias vezes havia mudado de companheiro de palco, até ter encontrado outro Fernando, que seria o "Sorocaba". Nessa linha se viram novos cantores com mesmo nome artístico ou nomes parecidos, como "Althair", companheiro de Alexandre, após desentendimento com Ataíde.

Ao olharmos vídeos mais antigos, percebe-se que "Teodoro" sempre foi o mesmo, mas "Sampaio" já mudou. No ano de 2009 ocorreu a transição para o Sampaio atual.

O anterior era nada mais e nada menos do que Alcino Alves, grande compositor e cantor que aparece em clipes mais antigos, dando seu toque especial a canções que ainda estão no repertório de Teodoro. Alcino conseguia se destacar mesmo sendo a famosa "segunda-voz" da dupla.

O atual "Sampaio" é Gentil Aparecido da Silva. Se hoje ele tem a música como sua função principal, nem sempre foi assim. Ao contrário de Alcino, que sempre viveu no meio musical, Gentil foi metalúrgico, acompanhava cantores  na Rádio Nacional, aos finais de semana, vindo  a participar de algumas duplas. Ele e Teodoro são paranaenses.

Ao ver tudo isso se percebe que nomes podem ser iguais ou ficar no tempo, mas pessoas são únicas. Cada voz que surge é uma nova parceria, com seu brilho e seu tom de voz. Cada Sampaio é um. Cada Sorocaba também.


👉 E ainda mais para você: Sabendo mais sobre a Ula-Ula



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!