Sabendo mais sobre a Ula-Ula

por - quinta-feira, junho 13, 2019


Curiosidades


Muitos de nós, brasileiros, possuem desconhecimento do que seja essa dança tão falada nos filmes estrangeiros, afinal ela não se popularizou por aqui como outros ritmos latino-americanos ou mesmo europeus. A citação dele ocorre porque sua origem é havaiana, e a ilha do Havaí (Hawaii) é território estadunidense.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/06/Hula.Curiosidades.html
[Imagem: SusuMa/Pixabay]



A primeira informação interessante é de que não se trata de apenas um ritmo, mas de vários. As hulas (com leitura aproximada a “rulas”) se prestam a diferentes finalidades. Há um culto ao que acontecia no interior da ilha, representando esses acontecimentos diários na forma de danças, como “guerras”, “pesca”, ”fenômenos da natureza”, “sons de animais” e “rituais religiosos”, intensificando a união e a inserção das pessoas como parte do meio em que vivem. No caso dos sons de animais, diferentes instrumentos musicais se prestavam às “imitações”.

O Havaí nem sempre fez parte dos EUA. Sua anexação como território data de 1900 e, mais tarde, em 1959, tornou-se estado estadunidense. De povo independente a parte de um novo país, uma linha do processo de dominação de território se demonstra na forma com que a parte cultural se desenvolveu. Praticamente se aboliu a língua local do ensino das escolas primárias.

Houve uma recuperação e valorização das Hulas com alguns movimentos favoráveis. Um deles foi da indústria cinematográfica. Outro foi da incorporação dos movimentos da dança, de forma puramente coreográfica, em apresentações de Elvis Presley.

Talvez seja por esse motivo que se imagine parte de como seriam as danças. Os sacerdotes iam fazer oferendas aos deuses, em um local especial. Independentemente de sexo ou idade, as pessoas mais bondosas da ilha eram convidadas a participar, usando saias com fibras flexíveis de uma planta local, bastante cheirosa. Nas saias ou mesmo nos cabelos, usava-se adornos com flores. Quer ver mais? Assista ao vídeo a seguir:


[Vídeo: Angelicaferrer Ferrer]



👉 E ainda mais para você: O que o povo brasileiro dança?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!