A tosse

Ciência & Saúde


Infelizmente, em alguns momentos de nossa vida, acabamos passando por episódios de tosse. Ela é uma manifestação incômoda de alguma doença (sinusite, bronquite, asma, gripe, refluxo...), que reduz o bem-estar e a qualidade de vida, seja em curtos períodos, ou até meses.

Um passo importante quando alguém apresenta tosse persistente é ir consultar um médico do pulmão, o pneumologista. Isso ajuda a não se apegar a algumas crenças populares que deixam de ser sabedoria e atrapalham a cura.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/Tosse.Saude.html
[Imagem: Semevent/Pixabay]



TOSSE COM MUCO


Em alguns casos, a pessoa que tosse pode notar a presença de muco (catarro) em sua garganta quando tosse. Esse muco pode ou ser engolido e eliminado via fezes, ou a pessoa tomar remédios para tosse que ajudem no desprendimento e eliminação via oral.

TOSSE SECA E IRRITATIVA


Nem sempre a tosse é acompanhada de geração de muco excessivo. Em alguns casos de alta reatividade brônquica a variações de temperatura ou odores fortes (não é alergia), a tosse ocorre sem geração nenhuma de muco e não vai ser induzir sua produção em excesso que vai curar.

Muitas pessoas acreditam que expelir muco cura a tosse, mas não é sempre que isso é necessário. Remédios para tosse seca e irritativa já nem apontam em suas bulas que façam expectorar. A indução à eliminação do muco só deve ocorrer quando for necessária (quando a pessoa tiver dificuldade de fazer isso sozinha).

CHÁS E RECEITAS CASEIRAS


Quando os casos são mais sérios, nem sempre funcionam, mas não custa tentar garantir um pouco mais de conforto a quem sofre com a tosse. Há várias dicas que passam entre vós, mães e tias com chás ou leite com mel e agrião, e que devem ser tomadas mornas.

Segundo a médica Ana Escobar, do Bem Estar da TV Globo, não há a necessidade (e nem se deve) tomar chás quentes, e sim morninhos, que já ajudam a confortar quem está com tosse. Eles podem ser melhores à noite, quando as crises de tosse são mais fortes.

Outras dicas paliativas são: umidificar o ar local e deixar ambientes arejados e tomar banhos mornos para poder aspirar vapor. Também é excelente aumentar o consumo de água, principalmente em caso de formação de muco.

REMÉDIOS


Como tosse não é doença e sim sintoma para algo, como acontece com febre e dor de cabeça, não basta querer só acalmá-la, mas tentar saber qual sua causa para então buscar tratamento. Tosse pode estar relacionada a alergias, problemas pulmonares crônicos, doenças respiratórias, refluxo e outros.

Assim, é extremamente importante consultar um médico para conhecer qual a causa da tosse. Em pessoas com crises crônicas, pode ser a chance de evitar anos tentando fórmulas milagrosas ou remédios inadequados.

NEM QUE A VACA TUSSA


Essa expressão, que já foi até título de filme, não seria completamente verdadeira. Segundo o Guia dos Curiosos, vacas tossem e touros espirram (e eles estariam na expressão original) quando possuem problemas nas vias aéreas, mas são menos susceptíveis aos problemas respiratórios do que os humanos. Ou seja, as vacas tossem, mas a probabilidade é pequena.


👉 E ainda mais para você: Por que saber sobre DNA é tão importante?


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários