O que é a sífilis?

Ciência & Saúde


A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível. Assim como outros tipos de infecções, o risco de transmissão é bem menor quando há a proteção com preservativo nas relações sexuais.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/02/Sifilis.Saude.html
[Imagem: Ministério da Saúde]



No caso da sífilis, o agente causador da infecção é uma bactéria, o Trepanema pallidum. Já foi comentado aqui no Blog (veja nos links sugeridos) dos casos com transmissão de mãe para filho (forma congênita), que são a outra forma de contágio além da relação sexual sem proteção.
O tratamento é algo simples. Com penicilina, há altas chances de cura

FASES DA SÍFILIS

Primária


Nessa fase, surgem feridas únicas no local de contágio (vagina, vulva, pênis, colo de útero, boca, ânus) ou em outros locais do corpo. Elas não inflamam, não coçam e não doem. Pode ser que apareçam também caroços na virilha. Tudo dura muito pouco. Em dez dias, somem os sinais, não a infecção.

Secundária


De seis semanas a seis meses após o aparecimento das feridas, surgem manchas vermelhas em todo o corpo, que não perdoam nem a planta do pés ou a palma das mãos. Pode ocorrer febre, mal-estar ou aparecerem ínguas.

Terciária


Pode demorar até vinte anos para se manifestar. Nessa fase surgem lesões na pele, nos ossos, cardiovasculares e até neurológicas, podendo ser letal.

Latente


Podem se passar anos sem que um único sintoma se apresente. Também não é previsível, variando de pessoa para pessoa.



👉 E ainda mais para você: Jovens são potenciais doadores de sangue?




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários