Dez mitos e verdades sobre o câncer


Ciência & Saúde


O câncer é um grupo de doenças que causam muito medo e também geram muita polêmica entre as pessoas, visto que são cercadas por mitos e preconceitos. Muitas pessoas são levadas a acreditar que um diagnóstico dessa doença é praticamente uma sentença de morte.

Todas essas informações equivocadas sobre essa doença surgiram de interpretações erradas sobre alguns fatos relacionados ao câncer. Por isso, reunimos neste artigo, algumas verdades e mitos sobre o câncer.

Desmistificando mitos
[Imagem: Cristianosoy]


 

1) O câncer é hereditário. Então se um dos meus parentes tiver, eu também terei.



Mito – Não é porque um de seus parentes teve câncer que você também terá. O que é considerado hereditário são alguns fatores genéticos que podem tornar uma pessoa mais suscetíveis a agentes cancerígenos.

2) O câncer de pele atinge mais as pessoas com quarenta anos ou mais.


Verdade – Os efeitos negativos do sol são acumulados ao longo dos anos de vida e exposição indevida. Por isso, é mais comum pessoas com quarenta anos ou mais serem vítimas de câncer de pele com mais frequência.

3) Um trauma causado por uma pancada muito forte pode virar um tumor?


Mito – Uma pancada forte pode causar um caroço, que em um exame pode se assemelhar com um tumor, no entanto, trata-se de um nódulo benigno.

4) O tabagismo não causa apenas câncer nos pulmões.


Verdade – Além de provocar o câncer de pulmão, o tabagismo também pode causar câncer de garganta, faringe, laringe, esôfago e da cavidade bucal.

5) Pessoas negras não correm risco de ter câncer de pele.


Mito – Todas as pessoas, independentemente da cor de pele, podem desenvolver o câncer de pele. No entanto, as pessoas de pele negra desenvolvem essa doença com menos frequência, devido à alta concentração de melanina.

6) Mulheres que engravidam depois dos trinta anos possuem mais chances de ter câncer de mama.


Verdade – A gestação tardia, após os trinta anos, dá maiores chances de desenvolver o câncer de mama, devido ao efeito de proliferação das glândulas mamárias que acontece a fim de preparar o seio para a amamentação.

7) O câncer pode causar a esterilidade de homens e mulheres.


Mito – A maioria dos cânceres não afeta a fertilidade do paciente, seja este homem ou mulher. No entanto, os tratamentos para combater a doença podem sim provocar a esterilidade.

8) Depressão, estresse e outros problemas psicológicos podem provocar câncer.


Verdade – Apesar de ainda não ter sido comprovado cientificamente, muitos médicos afirmam que o estresse excessivo, a depressão e outras doenças psicológicas podem influenciar diretamente na queda do sistema imunológico, facilitando assim o desenvolvimento do câncer.

9) Uma má alimentação pode provocar o desenvolvimento do câncer.


Verdade – O consumo excessivo de alimentos industrializados e pouco nutritivos, quando aliados a condutas ruins de saúde, como o sedentarismo, tabagismo e exposição ao sol, podem sim causar o desenvolvimento do câncer.

10) Os planos de saúde não cobrem o tratamento para o câncer.


Mito – Os planos de saúde são obrigados a cobrir o tratamento para o câncer. Caso a operadora insista em negar o tratamento, o paciente tem direito a recorrer judicialmente por esse direito.

Esses são as principais verdades e mitos sobre o câncer. Lembre-se que a melhor maneira de lidar com esse problema é prevenindo-se. Evite comportamentos de risco, mantenha as visitas ao médico constantes e seja feliz.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR JENIFFER ELAINA, da Smartia Seguros.
.






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários