O que vem a mais na mortadela?


Alimentos


Não vamos fazer como o Gugu nos anos 1990 e ir a uma fábrica perguntar se há carne de cavalo na mortadela 😂. Entretanto, há alguns tipos de ingredientes que são reaproveitamentos industriais e que são utilizados em embutidos diversos. Vamos conferir?




https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/IngredientesDeProdutosCarneos.Alimentos.html
[Imagem: stafichukanatoly/Pixabay]


MORTADELA


Além de alguns componentes como aromatizantes e conservadores (nos posts sugeridos temos um onde falamos sobre esses ingredientes), ela também leva Carne Mecanicamente Separada (CMS) de frango e pode conter um pouco de miúdos de porco (fígado, língua, rins e coração).

A CMS é um aproveitamento máximo das carnes animais, havendo limite para seu uso, assim como quaisquer ingredientes de alimentos. Utiliza-se equipamentos específicos e se remove os restos de carne que ficaram presos às carcaças de animais, produzindo-se algo como uma massa branca e granulada, pois conta com osso junto.

LINGUIÇA


Não só nela, mas em outros componentes, pode haver o acréscimo de amido na forma de farinhas de milho, trigo ou arroz. Os percentuais são pequenos, tanto que a presença não é algo nítido como em um croquete ou quibe caseiros, por exemplo.

Há receitas portuguesas que usam pão em linguiça. Ele ajuda a dar consistência à linguiça e facilita o corte e manuseio.

SALSICHA


Pode levar leite em pó. Assim como no caso de pães e farinhas nas linguiças, ajuda a mexer na consistência. Também ajuda a agregar umidade (pois é um ingrediente pulverulento) e gordura.

QUEIJO-DE-PORCO


O queijo-de-porco não apresenta porções de aproveitamentos em meio a outras partes de carnes. Ele é o verdadeiro aproveitamento total, sendo um misto de miúdos de porco, pele e temperos.

MORCIA - MORCILHA - MORCELA


Além de carne de porco e fechamento com tripas, como ocorre com linguiças diversas, a morcia (conhecida também como morcilha ou morcela) leva um ingrediente polêmico, que é o sangue do porco. Há algumas receitas que fazem uso desse ingrediente em aves também. Particularmente, na morcia, o odor é muito intenso.

APRESUNTADOS E POULETS


Como esses alimentos podem levar pedaços de carne, é preciso uni-los em algo mais consistente para a venda. A proteína do leite é usada para esse fim, além de melhorar o sabor do produto final. Como há pessoas alérgicas, é muito importante ler no rótulo da presença dessa proteína, assim como no caso das farinhas e amidos para as linguiças.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários