As telefonistas


Curiosidades


Falar ao telefone nem é mais sinônimo de ligar... muitas vezes, uma mensagem de texto resolve e é mais discreta, podendo ser respondida em momento oportuno. Mas nem sempre os telefones foram como os vemos hoje, com mobilidade e, principalmente, com completa discrição.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/05/AsTelefonistas.Historia.Curiosidades.html
[Imagem: Valkirias]



Nos primeiros tempos da telefonia, havia uma terceira pessoa entre a pessoa que ligava e a que recebia a ligação, chamada de telefonista.  Para assumir tal função, era preciso ser mulher, ter 1,50 m de altura, dezesseis a vinte anos, boa voz e dicção e ensino fundamental.

Sendo admitidas, as telefonistas eram treinadas em um curso com dois meses, cuja ementa era com códigos de telefonia, sistemas de telefones, manipulação de chamadas, ênfase em discrição e outros regulamentos. Ao receber a chamada, a telefonista era instruída a usar pronomes de tratamento como Vossa Excelência e repetir a cada minuto se uma ligação não fosse atendida, até que o cliente desistisse, sempre de jeito muito respeitoso.

A carga horária era grande. Havia trabalho noturno ou em finais de semana. Por conta disso, não havia perspectiva de continuar na carreira após o casamento, pois seria imoral trabalhar nesses horários. A carreira de telefonia, portanto, seria uma daquelas funções que ajudam no começo da vida adulta, trazendo a remuneração e desenvolvendo outras qualidades como a responsabilidade e o senso de compromisso.

Durante o tempo (e olhe que foi longo) em que as telefonistas ou moças-do-telefone intermediaram as ligações, situações de conflito ou emergência foram evitadas pela sabedoria que as mesmas desenvolveram. Podemos não precisar mais delas, mas precisamos desenvolver esse lado conciliador, para evitar que a facilidade de comunicação signifique facilidade de conflito. E sejamos todos telefonistas!


👉 E ainda mais para você: O começo da eletricidade no Brasil



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários