Variedades
O publicitário é o profissional que,
valendo-se da utilização dos meios de comunicação, influencia e forma opiniões
e sentimentos das pessoas para fazê-las consumir serviços e produtos e para
vender a imagem de instituições, pessoas, serviços e produtos. Cabe ao
publicitário encontrar a maneira mais rápida do seu cliente chegar ao público,
com a maior eficácia possível.
![]() |
[Imagem: Quero Job Design e Criação]
|
Para tornar-se um publicitário é preciso
formar-se em comunicação e obter especialização em Publicidade e Propaganda, ou
Publicidade, ou Propaganda e Marketing. A duração do curso é de quatro anos.
Além do idioma inglês, é muito interessante que este profissional saiba outras
línguas e se mantenha constantemente atualizado, através de muita leitura de
livros e revistas ligados à sua área, bem como a participação em congressos e
cursos que enriqueçam seu currículo.
O publicitário pode trabalhar em empresas de
qualquer tipo, seja ela pública ou privada (indústrias, rádio, órgãos do
governo, televisão e agências de publicidade) sempre em áreas que estejam
ligadas à criação, planejamento e veiculação de campanhas, atendimento,
pesquisas de mercado e marketing. A internet gerou, nos últimos anos, novas
especialidades na área da publicidade. Outra opção é trabalhar de maneira
autônoma, como consultor ou professor de técnicas de propaganda.
As características de personalidade
desejáveis para o publicitário são dinamismo, ousadia, espírito inovador e
competitivo, facilidade de comunicação, autoconfiança, interesse pela natureza
humana, capacidade de trabalhar em equipe, de observação, de ouvir críticas e
sugestões, de convencimento e de negociação, flexibilidade, habilidade para
pensar e agir sob pressão, criatividade, paciência, bom humor, carisma,
dedicação, entre outras.
O mercado de trabalho é bastante amplo e
competitivo para este profissional. A maior quantidade de vagas está no setor
privado. Depois da consolidação do processo da globalização da economia, a
competitividade entre as empresas aumentou muito, levando-as, desta forma, a
investir massivamente em propaganda, é exatamente aqui que um publicitário
criativo e bem preparado pode ter uma carreira com elevados ganhos em qualquer
lugar do mundo.
ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA,
jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto
pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre.
Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura
gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.
□
👉 E ainda mais
para você: Os
dilemas das profissões
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!