Publicitário


Variedades


O publicitário é o profissional que, valendo-se da utilização dos meios de comunicação, influencia e forma opiniões e sentimentos das pessoas para fazê-las consumir serviços e produtos e para vender a imagem de instituições, pessoas, serviços e produtos. Cabe ao publicitário encontrar a maneira mais rápida do seu cliente chegar ao público, com a maior eficácia possível.


[Imagem: Quero Job Design e Criação]



Para tornar-se um publicitário é preciso formar-se em comunicação e obter especialização em Publicidade e Propaganda, ou Publicidade, ou Propaganda e Marketing. A duração do curso é de quatro anos. Além do idioma inglês, é muito interessante que este profissional saiba outras línguas e se mantenha constantemente atualizado, através de muita leitura de livros e revistas ligados à sua área, bem como a participação em congressos e cursos que enriqueçam seu currículo.

O publicitário pode trabalhar em empresas de qualquer tipo, seja ela pública ou privada (indústrias, rádio, órgãos do governo, televisão e agências de publicidade) sempre em áreas que estejam ligadas à criação, planejamento e veiculação de campanhas, atendimento, pesquisas de mercado e marketing. A internet gerou, nos últimos anos, novas especialidades na área da publicidade. Outra opção é trabalhar de maneira autônoma, como consultor ou professor de técnicas de propaganda.

As características de personalidade desejáveis para o publicitário são dinamismo, ousadia, espírito inovador e competitivo, facilidade de comunicação, autoconfiança, interesse pela natureza humana, capacidade de trabalhar em equipe, de observação, de ouvir críticas e sugestões, de convencimento e de negociação, flexibilidade, habilidade para pensar e agir sob pressão, criatividade, paciência, bom humor, carisma, dedicação, entre outras.

O mercado de trabalho é bastante amplo e competitivo para este profissional. A maior quantidade de vagas está no setor privado. Depois da consolidação do processo da globalização da economia, a competitividade entre as empresas aumentou muito, levando-as, desta forma, a investir massivamente em propaganda, é exatamente aqui que um publicitário criativo e bem preparado pode ter uma carreira com elevados ganhos em qualquer lugar do mundo.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Os dilemas das profissões




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários