Ser ou não ser empreendedor - Quais benefícios e os sacrifícios?

por - sábado, janeiro 19, 2019


Variedades


Diante de uma população que ainda sente os efeitos de uma crise econômica, muito tem se falado em empreendedorismo, investimentos em um negócio próprio e ideias para contornar as dificuldades do mercado. Outro aspecto que muitos levam em conta quando se trata de empreendedorismo é a possibilidade de gerenciar o seu próprio negócio, ter mais autonomia financeira e ser “o seu próprio chefe”.

Há também a vantagem de atuar em uma área profissional que seja do seu interesse e conhecimento. Ou seja, “trabalhe fazendo o que gosta e não tenha que trabalhar” é o mantra de quem experimenta se aventurar na carreira de empreendedor. Saber como ganhar dinheiro na internet também é outra possibilidade que rende muitos lucros. Por isso, saber como criar um site ou um canal de vídeos é essencial para qualquer empreendedor. 


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/01/OQueEBomEOQueNaoEEmSerEmpreendedor.Variedades.html
[Imagem: StartupStockPhotos/Pixabay]



OS BENEFÍCIOS DE SER UM EMPREENDEDOR


É um fato de que há inúmeras vantagens para quem quer investir em um negócio próprio. A ideia de gerar renda tendo autonomia é realmente tentadora para a maioria das pessoas. Ao atuar no mercado gerenciando uma pequena empresa, o profissional vê diante dele várias possibilidades para enriquecer não apenas financeiramente, mas também pessoalmente, pois tal trabalho é algo que exige ousadia, planejamento e dedicação.

Além disso, graças à atuação como empreendedor, muitos profissionais experientes encontram alternativas para fugir do desemprego. Há também casos de pessoas que desde cedo sempre almejaram entrar no mercado de trabalho atuando em um negócio próprio.

Vale salientar que abrir uma própria empresa também permite gerar alternativas de emprego para outras pessoas. Tal possibilidade em um cenário de desemprego como o atual é algo que deve ser levado em consideração. A expectativa de crescimento financeiro também se amplia para quem investe na carreira de empreendedor, ao contrário do que ocorre quando a pessoa atua para um chefe e recebe um valor de salário previamente estipulado e que talvez não seja aumentado.

Por outro lado, atuando e administrando um empreendimento próprio, os ganhos financeiros com certeza serão bem maiores. Ainda mais que é você que vai tomar as decisões e estipular os rumos da sua empresa. É interessante que, dependendo do ramo do negócio em questão, o empreendedor pode decidir os próprios horários de compromissos, tendo mais liberdade para conciliar os momentos de trabalho com os de lazer.

Essa autonomia possibilita até que o empreendedor tenha mais qualidade de vida, com menos tensão diária e aproveitem mais a vida com familiares e amigos. Além disso, a sensação de que você está contribuindo para movimentar a Economia por meio das suas iniciativas e ideias é bastante gratificante.

OS SACRIFÍCIOS DE SER UM EMPREENDEDOR


Apesar das evidentes vantagens, empreender não é um mar de rosas. Existem também percalços pelo caminho. Nesse aspecto é preciso estar atento para todos os aspectos burocráticos que a abertura de uma empresa exige. É necessário ir atrás da documentação exigida pelos órgãos competentes; entrar em contato com advogados, engenheiros, contadores e outros profissionais; conhecer todos os trâmites legais que envolvem a abertura e a condução de uma empresa.

Vale salientar também que não basta apenas gostar da sua área de negócios. Ou seja, de nada adianta abrir uma oficina de conserto de eletrodomésticos sem dominar conceitos importantes de como você vai gerenciar o negócio ou como vai conquistar clientes. É possível até ter o dom e o gosto por consertar aparelhos, mas é importante também saber conduzir o empreendimento, conhecer o seu público, os seus concorrentes e administrar com inteligência os gastos que você vai ter durante a sua gestão.

Dependendo do tipo de empreendimento, você pode até ser o seu próprio chefe, mas será necessário também saber como ser chefe. A tarefa de administrar pessoas, fazê-las utilizarem com sabedoria as habilidades delas nem sempre é fácil.

É importante também estar ciente de que qualquer tipo de negócio envolve riscos. Ainda que você tenha tudo planejado (e com vários “planos-B” na manga) podem surgir variáveis não previstas. Superar esses empecilhos que surgirão pela frente pode ser difícil e certamente irão exigir sacrifícios.  A condução de um negócio, especialmente em sua fase inicial, é algo que vai demandar um longo tempo de estudo, informação e dedicação. Não por acaso que muitas empresas fecham antes mesmo de completarem um semestre de vida, ou mesmo os tão falados dois anos para micro e pequenas empresas.

SUPERANDO AS DIFICULDADES


Riscos sempre irão existir quando o assunto é empreender, porém antes mesmo de você entrar com a documentação necessária para abrir a sua empresa, já é bom ler e pesquisar conceitos importantes de administração. Como divulgar o seu negócio, como conquistar clientes, como usar com eficiência a internet, enfim, esses são alguns conceitos que todo empreendedor (iniciante ou não) deve ter em mente e ir acompanhando a evolução de mercado. É certo que, mesmo estando a par desses e outros detalhes, as dificuldades não irão desaparecer. Empreender é um constante desafio.

POR FIM


Vale ser um empreendedor? A resposta para essa resposta é sim, afinal, apesar dos sacrifícios, há também vários benefícios. Portanto, se você tem uma ideia, uma habilidade, não deixe ela adormecida dentro de você. Invista em seu próprio negócio, mas nunca deixando de lado a dedicação e a ousadia.



👉 E ainda mais para você: Freelancer x empregado



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!