Freelancer × Empregado

Variedades


A crise político-econômica brasileira afetou todo o mercado de trabalho em nosso país. Várias empresas fecharam, outras reduziram postos de trabalho.

Com isso, cada um teve de pensar como iria fazer para obter seu sustento e financiar projetos futuros. Não há uma só forma de trabalhar nem um só jeito de fazer isso, mas é preciso esforço para se recolocar. Vamos ver a seguir alguns tipos de trabalhadores, prós e contras de trabalhar assim.


https://www.oblogdomestre.com.br/2018/09/FormasDeTrabalhar.Variedades.html
[Imagem: Canal do Ensino]



EMPREGADOS À-MODA-ANTIGA


Buscam se manter e ficar integrados ao longo de toda a sua vida profissional em uma mesma empresa, o que durante muito tempo foi dado como sinal de compromisso e responsabilidade. Se a empresa permite avançar na carreira e ter progressão de cargos e salários, pode ser muito bom conhecer do operacional ao tático, mas é preciso haver estrutura para essa mobilidade.

EMPREGADOS NA CONCEPÇÃO ATUAL


Mudou um pouco o conceito de permanecer por anos na mesma empresa, pois pode ser difícil se manter por conta de crises, fechamento de empresa ou ainda um empregado pode trocar de emprego para buscar subir de patamar profissional. O emprego está relacionado à qualificação e à necessidade de conseguir o próprio sustento. Assim, pode ser que alguém trabalhe em uma função diferente do que pretende atuar mais tarde, mas isso não é demérito, e sim esforço.

Ou ainda a rotatividade pode ser característica do setor, quando se trabalha em empreendimentos (temporários). Esse é o caso de empresas de construção civil.

CARREIRA PÚBLICA


Algumas pessoas optam pelo serviço público pelo suposto benefício da estabilidade. Nem todos conseguem lidar bem com variações de rendimentos e querem ter a certeza de que estão recebendo no próximo mês.

Para algumas carreiras, o salário é bem maior do que do restante da categoria. Em outras, o salário é inferior, mas seria "garantido".

Há alguns pontos controversos, como aplicar provas para avaliar alguém, que podem abranger critérios que não necessariamente indicam os melhores, como atalhos de computador. Ou ainda os temerosos cadastros de reserva que não contratam ninguém.

FREELANCER


É aquele profissional que trabalha por sua conta. Isso exige um conhecimento de mercado e que a pessoa estabeleça uma rotina de trabalho ou alguns critérios para poder se manter. Os ganhos são variáveis e é preciso se planejar bem.

Pode ser designer, engenheiro, arquiteta, advogada, dentista, veterinário, médica... ou ainda outros ofícios. A vantagem está no ser livre. Livre para poder assumir algum compromisso em certo horário e compensar isso depois. O freelancer tem mais liberdade para poder ir levar o filho à escola ou assistir a sua apresentação de dia dos pais, podendo compensar esse trabalho depois.

MEI OU INFORMAIS


Em uma escala menor, os microempreendedores individuais também têm seu grau de liberdade, podendo atuar de forma pequena em algum negócio ou prestação de serviço. Possuem o benefício das compras com CNPJ e de já contribuírem com a previdência social no pagamento do Simples Nacional.

E, quando não possuem recursos para um registro e se manter no simples, muitos brasileiros partem ao trabalho informal, vendendo objetos nas ruas, trabalhando na autoconstrução, costurando, lavando roupa para fora, etc. Não é o ideal não haver nem contribuição para a previdência, que poderia deixar segurado o indivíduo, bem como dizer que é subemprego. Trata-se de uma ocupação de menor remuneração e possibilidades (de ganho superior em frente, progressão), mas que não deve ser tratada com menos respeito que as demais.

O QUE É MELHOR?


Exceto o emprego completamente informal, sem ser ao menos um MEI, depende das suas possibilidades hoje e do que você deseja. Se para algumas pessoas a certeza de emprego é o mais importante, para outras é a certeza de tempo. Você precisa conseguir pagar suas contas, organizar-se para poupar um pouco e melhor de tudo, ser feliz!




👉 E ainda mais para você: Indexação



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários