Quais são os palácios e residências oficiais de Brasília?

Viagem

 

Brasília foi construída para ser nossa capital, e cada prédio, cada residência possui seu significado e sua função específica, dentro do conjunto de prédios públicos construídos para atender às mais altas instâncias dos três poderes. Existe uma grande e valiosa infraestrutura para os órgãos públicos brasileiros, que passou por um revés após as invasões em alguns desses edifícios no começo deste ano. Vamos conhecer quais são esses palácios?

 


Vista ampla de Brasília
[Uma vista que contempla a esplanada dos ministérios e o Palácio do Planalto. Imagem: Marcelo Bastos / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os apelidos das capitais brasileiras

 

» Por que Brasília nasceu para ser a nova capital do Brasil?

 

» Conheça mais projetos na trajetória de Oscar Niemeyer

 

PALÁCIO DA ALVORADA

 

O palácio da Alvorada foi a primeira edificação em estrutura de concreto armado com vedações em alvenaria e vidro construída no Distrito Federal, com inauguração em 30 de junho de 1958. Externamente, existe uma estrutura mista entre pilar e placa, com formato que remete às redes nas varandas de casas antigas, e que inspirou o brasão do DF.

 

Abaixo, foi produzido um lago artificial, o que pode contribuir no conforto térmico do local, visto que a Capital Federal fica numa região bem no interior do País, mais seca e com efeito da continentalidade. Também existe uma contribuição arquitetônica, pois a água gera uma relação de reflexo e continuidade, infinitude. Outro elemento marcante é a escultura “As Iaras”, do brasileiro Alfredo Ceschiatti.

 


Uma vista da escultura em frente ao palácio
[Detalhe característico do Palácio da Alvorada. Imagem: gov.br | Reprodução]


 

 

PALÁCIO DO PLANALTO

 

O Palácio do Planalto é onde o(a) presidente(a) trabalha, sendo seu/sua gabinete oficial. A construção foi posterior ao Palácio da Alvorada, de 10 de julho de 1958 até 21 de abril de 1960. No governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorreu essa inauguração, que marcou a transferência do Distrito Federal do Rio de Janeiro para Brasília.

 

Esteticamente, também é um prédio com os traços de Oscar Niemeyer, mas que apresenta uma diferença básica de formato em relação ao Palácio da Alvorada. Os elementos estruturais ficam em planos transversais à edificação, e não contidos nos planos de seu perímetro.

 

Um elemento de destaque é a rampa que dá acesso ao salão principal. À direita da entrada principal, existe um parlatório destinado a pronunciamentos especiais. Assim como outros prédios da cidade, desde a inauguração, foram necessárias reformas para recuperar os sistemas prediais, visando manter a vida útil e criar novas funcionalidades, como um sistema de reaproveitamento de águas pluviais.

 

 

O Palácio do Planalto visto de fora
[Vista noturna do palácio do Planalto. Imagem: gov.br | Reprodução]


 

PALÁCIO DO JABURU

 

O Palácio do Jaburu foi criado para ser a residência do(a) vice-presidente, mas não é um palácio contemporâneo ao restante dos palácios criados em Brasília, tendo sido construído e inaugurado já na Ditadura Militar. Foram dezessete anos após Brasília ser inaugurada, com ocupação a partir do ano de 1977.

 

Diferentemente de outros palácios, a área interna não é tão grande, mas há muita área coberta em vão livre, integrada a um jardim com árvores nativas do cerrado e outras trazidas para compor o conjunto. Emas circulam livremente e é possível ver, ali perto, o Lago Paranoá. Uma última curiosidade que trazemos é a da função: é um palácio apenas de moradia, diferentemente do Palácio da Alvorada, onde existe um pequeno salão e visitação ao público.

 


Vista aérea do Palácio do Jaburu
[Palácio do Jaburu. Imagem: gov.br | Reprodução]


 

GRANJA DO TORTO

 

A Granja do Torto ou Fazenda Riacho Torto é a casa de campo oficial da Presidência da República. Ela não tem uma cara de Brasília e arquitetura na mesma linha dos palácios, mas algo mais simples, mais cara de casa mesmo. Foi uma propriedade de um dos diretores da companhia urbanizadora Novacap, foi uma granja avícola (produção de ovos e aves) e depois se tornou a segunda residência presidencial. Na verdade, durante o governo de João Figueiredo, na Ditadura Militar, foi a residência oficial e contou com uma criação de cavalos.

 

A dimensão da granja é de 37 ha. Existe um açude e um córrego artificial, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e mata nativa.

 


Vista da sede da Granja do Torto
[Granja do Torto. Imagem: gov.br | Reprodução]


 

PALÁCIO DO ITAMARATY

 

O Palácio do Itamaraty, assim como o Palácio do Jaburu, não foi criado quando Brasília começou. A inauguração foi dez anos depois, em 1970. Diferentemente de outros ministérios, o Ministério das Relações Exteriores possui esse palácio exclusivo para receber estrangeiros, planejar políticas externas e expor nosso país.

 

Dentro do palácio, existem apenas obras de artistas nacionais. Os materiais de construção utilizados também são apenas nacionais. Segundo o portal do Ministério das Relações Exteriores, há obras de Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake.

 


Luzes ressaltam os contornos do Palácio do Itamaraty
[Palácio do Itamaraty. Imagem: gov.br | Reprodução]


 

PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL

 

O palácio do Congresso Nacional fica na praça dos três poderes (é a sede do Legislativo Nacional e fica próximo ao Palácio do Planalto (Poder Executivo) e do Palácio do Supremo Tribunal Federal (Poder Legislativo)). O formato dele é bem conhecido quando pensamos em Brasília, com duas semiesferas, uma voltada para cima e outra para baixo, além de duas torres com vinte e oito andares.

 

Em 2011, ao serem realizadas obras de manutenção, foram encontradas mensagens ocultas abaixo das lajes de cobertura do palácio, em peças de madeira que serviram de forma. Essas mensagens foram deixadas por pessoas que construíram o prédio, que ficaram conhecidas como “candangos”.

 


Vista próxima do Congresso Nacional, sede do Legislativo Brasileiro
[Palácio do Congresso Nacional. Imagem: Rodolfo Stuckert | Reprodução]


 

PALÁCIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

 

O palácio do Supremo Tribunal Federal também possui pilares/paredes com perfil em recorte curvo que lembram o Palácio do Planalto, mas se trata de um prédio menor, com pilares internos pretos, sem um açude no entorno e com a rampa em outro posicionamento. O reconhecimento do edifício se dá, principalmente, por uma escultura em frente, de Alfredo Ceschiatti, “A Justiça”. Essa escultura é uma representação particular da deusa da Justiça, Themis.

 


Entrada do STF
[Palácio do Supremo Tribunal Federal. Imagem: EBC | Reprodução]


 

 

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

 

A esplanada dos ministérios é um grande espaço gramado onde, nas laterais, podem ser vistos dezessete prédios que abrigam a maioria dos ministérios. Em destaque, vê-se o Congresso Nacional.

 


Ampla vista da esplanada dos ministérios
[Esplanada dos ministérios. Imagem: EBC | Reprodução]


 

ALÉM DOS PALÁCIOS, MAIS PONTOS DE VISITAÇÃO EM BRASÍLIA

 

Já mostramos aqui no blog outras cinco formas a mais de aproveitar a cidade. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode ler ou reler sobre essas dicas de visitação, além dos palácios oficiais:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Que tal ir para Brasília?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários