Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (39)

Curiosidades

 

PEREQUETÉ 

 

É aquele adjetivo para pessoas extremamente enfeitadas, que podem estar elegantes demais.

 

 

Muitos perequetês para todo lado!
[Casa cheia de perequetês. Imagem: chriswanders / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» TALARICO

 

» PERDIGOTO

 

» CONGLOMERADO

 

CALOROSO(A)

 

Como associamos calor a coisas mais intensas, pessoas calorosas seriam aquelas que acolhem, abraçam e beijam com carinho, são intensas. Pessoas calorosas, no senso popular, também podem ser aquelas que sentem mais calor quando é quente, ou não ficam tão mal quando é frio.

 

DAR-IBOPE

 

Essa expressão ficou bem famosa para dizer que alguém está querendo fazer algo com o intuito de ser visto, chamar a atenção. Ibope, hoje Kantar Ibope, faz as medições de audiência na TV aberta, por aparelhos em residências, em contagem amostral.

 

TANATOPRAXIA

 

É aquele conjunto de técnicas que visam melhorar o aspecto de pessoas que faleceram, o que envolve a cor, volume, sinais no corpo e muito mais. É uma forma de trabalho que traz mais conforto à família em seu momento de despedida, tendo se desenvolvido muito após períodos de guerra, onde os soldados voltavam para casa muito machucados. Há profissionais especializados nesse trabalho, os tanatopractores.

 

PURÊ

 

É um tipo de comida moída, que pode ser batata, cenoura, pinhão e várias outras. O ingrediente principal é cozido e moído e unido a outros ingredientes que deem liga e cremosidade, como o leite.

 

GADO

 

Como dizia Zé Ramalho e ouvíamos em "O Rei do Gado", o povo marcado e feliz acaba sendo levado por ideais de outras pessoas: é como o gado, que faz o mesmo que seu semelhante, mesmo sem pensar sobre aquilo, só repetindo aquele caminho. Ser gado seria fazer algo só por seguir o outro, não refletir o que vem dos demais, mantendo a razão. Gado virou a acusação mais corrente entre petistas e bolsonaristas nos últimos anos também.

 

DIVERSIDADE

 

O termo é tão amplo e até difícil de alcançar, mais do que parece ser. Diverso é algo que envolve diferentes vertentes, jeitos de ser, estilos e orientações: mesmo antes de que se usasse essas palavras para falar de um mundo amplo, a diversidade já existiu. Sempre houve pretos, pardos, brancos, homens, mulheres, LGBTs, católicos, evangélicos, ateus e agnósticos, pessoas com deficiência: o difícil é conviver com outras pessoas e de forma harmoniosa, então o grande problema não é apenas a diversidade existir, mas ser um dia-a-dia, mesmo com nossos diferentes.

 

TERRA ARMADA

 

Algumas coisas são armadas porque levam armaduras, não porque possuam armas. No caso da terra armada, tal tecnologia une placas de concreto com fitas metálicas. O aterro sobre as fitas ajuda a estabilizar o muro de arrimo, o que é bem comum em viadutos rodoviários, onde há cortes verticais nos dois lados da via principal, e vias nas laterais.

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 MANDRIL

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

 

Postar um comentário

0 Comentários