Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (26)

Língua Portuguesa


LANTERNIM: Consiste em uma configuração especial de cumeeiras, em nível superior ao restante do telhado, que propicia melhor troca de ar entre interior e exterior do edifício. Um lanternim também consegue dar um charme especial. 

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/05/Lanternim.Nevralgico.Fimose.UbiquoEoutras.Vocabulario.html
[Imagem: Agora MT]


» TERSO

NEVRÁLGICO: Em qualquer problema ou questão, nevrálgico é o elemento que está no centro, ou seja, a principal causa.

FIMOSE: Nos homens, é normal a existência de uma pequena pele, o prepúcio, recobrindo a extremidade do órgão sexual. Esta pele deve ser passível de desgrudar do restante do órgão, retraindo-se para trás. Quando isso não acontece, há a fimose, que exige tratamento médico relativamente simples.

UBÍQUO: é algo ou alguém que possui a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Para a religião, Deus é um ser ubíquo. Quando falamos das características de futuro para as cidades, é comum falar em computação ubíqua, que atua em vários pontos da vida cotidiana, mesmo que os cidadãos não percebam isso.

CONGLOMERADO: na estatística, um conglomerado é um subconjunto da população que, em teoria, apresenta características iguais à mesma. Assim, dentro da amostragem, é possível selecionar elementos de alguns conglomerados, barateando o processo. Entretanto, é difícil de ocorrer esta característica, como se fossem dois ou mais triângulos semelhantes...

PROBLEMA: consiste em uma situação real ou hipotética da qual se demanda tempo, algum raciocínio e recursos para resolução. Alguns pensam que problemas representam algo completamente negativo, mas não. Eles são o motor de trabalho de muitas pessoas e de ondem surgem novas oportunidades de negócios.

COUVERT-DE-MESA: é aquele conjunto com petiscos (pães, croutons, azeitonas, frios) que são servidos para ir “abrindo seu apetite”.

👉 E ainda mais para você: PICARETA



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários