A fuga do garoto de Manaus

 Variedades

 

Em fevereiro, um menino de nove anos viajou de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) sem ser percebido, sem passagens e documentos. Segundo o g1, o menino pesquisou na internet "como entrar em um avião despercebido".

 

O que motivou o menino? Por que ele passou por todos e viajou assim?

 


Vista aérea do aeroporto em que o menino partiu
[Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, de onde partiu o menino. Imagem: Infraero / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como se escolhe onde construir um novo aeroporto?

 

» MaaS e a integração dos modos de transporte

 

» Algumas curiosidades sobre aeroportos

 

OS MOTIVOS DO MENINO

 

O menino sempre quis morar em Guarulhos e possui parentes no local. A fuga partiu desse desejo, visto que as autoridades averiguaram e ele vive em um lar que o acolhe bem, sem sinais de maus tratos ou violência.

 

O plano fora posto em prática no dia 26 de fevereiro, quando a mãe deu falta do menino, e no dia 28, um funcionário da Latam a comunicou do fato. Após tratativas com a empresa aérea e com o conselho tutelar, a criança voltou para casa.

 

O PLANEJAMENTO DA "FUGA" E A INTERNET

 

Na internet, há de tudo, é como se fosse um vasto bufê, que ao invés de comida, serve textos e vídeos de todos os tipos, alinhados com toda forma de pensamento. Coisas que prestam desserviço, como vídeos falando de como empreender fugas, burlar Leis ou com informações falsas sobre saúde e política são bem comuns, e é difícil agir para remover todas.

 

O menino pode sim ter encontrado tal conteúdo. Pior do que isso: alguém ter testado antes dele.

 

A SEGURANÇA NOS AEROPORTOS

 

Apesar de que um episódio desse tenha acontecido, ou alguns casos de perdas de animais e outros, o aeroporto é um lugar de riscos e cuidados maiores. Há vários sistemas de segurança, conferência de documentos e bagagens, e até um sistema próprio para prevenção e combate a incêndios.

 

Causou estranhamento o menino ter passado sem ser percebido, mas aí fica outro detalhe importante de sistemas de treinamento: o ritmo e a continuidade. Há detalhes básicos que se perdem quando se passam muitos dias sem um determinado problema, as checagens ficam viciadas, pois seres humanos têm falhas. É ruim pensar no ocorrido, mas pode acontecer.

 

Há medidas que minimizam problemas como esse ou outros. Na prevenção ao incêndio, por exemplo, havendo ou não incêndio, são emitidos alertas à equipe Sescinc para obrigar o uso do conhecimento de resgate e o treinamento. Nas outras áreas, pode ser necessário rever procedimentos técnicos, refazer treinamentos, ou, porque não, refazer o caminho do garoto e pesquisar também quais os pontos falhos de um aeroporto, para criar mecanismos que os minimizem.

 

A CHICA DO MILHO E OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

 

Outra história curiosa com crianças, mas dessa vez mais fofinha é segura, é a da Chica do Milho. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece essa história:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A Chica do Milho e os animais de estimação

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários